sábado, 7 de maio de 2011

Sopa de Concha mostra a grandeza da Era do Rádio

Geraldo Leite (na ponta esquerda) reuniu o Rumo aos Antigos novamente
A riqueza da música popular brasileira é de arrepiar e enlouquecer a gente. No ano passado, o pessoal que formou, no final da década de 70 e início dos anos 80, o grupo Rumo aos Antigos, reuniu-se e gravou um belíssimo CD pela Biscoito Fino, chamado Sopa de Concha. Toda a turma apresentou-se para o trabalho, baseado em uma pesquisa musical a cargo de Geraldo Leite: Na Ozzetti, Luiz Tatit, Hélio Ziskind, Gal Oppido, Paulo Tatit, Pedro Mourão, Zecarlos Ribeiro e Akira Ueno.
O espírito deste CD é o mesmo que norteou os trabalhos daquela época. Buscar músicas inéditas, ou pelo menos pouco gravadas, dos anos 30 e 40, a época de ouro do rádio e de uma riqueza musical impressionante. Geraldo foi ao Instituto Moreira Salles e encontrou diversos registros que mereciam regravações. No primeiro momento, a pesquisa selecionou 80 gravações até chegar às quinze que compõem o CD, executando um trabalho criterioso e detalhista.
Poucas pessoas conhecem a maioria das músicas que estão no CD. Geraldo conseguiu registros extraordinários da Era do Rádio, gravados em 78 rotações. No repertório, estão artistas do quilate de Ataulfo Alves, Assis Valente, Ary Barroso, Lamartine Babo, Wilson Batista, Pedro Caetano, Haroldo Lobo (pai de Edu Lobo) e até Noel Rosa, que aparece em parceria com Hervé Cordovil, em Não Resta a Menor Dúvida.
Para se ter uma pequena ideia da beleza desse trabalho, ouçam abaixo o grupo interpretando Pierrot Apaixonado, ainda nos primórdios do surgimento Rumo aos Antigos. No segundo, a presença deles no programa do Rolando Boldrin, alguns anos depois, retornando com o belo CD Sopa de Concha, e mostrando a canção Menina das Lojas. É lindo demais! Confiram.



2 comentários:

  1. Bom dia,Zé! O galo canta, lá fora. Um bando de curitacas faz festa na palmeira aqui de casa. O sol tá tinindo. São quase oito e não há sinais de chuva no céu.

    Pra completar, assisto, por indicação sua, um pouco do Sr. Brasil e do Rumo dos antigos. Um belo jeito de começar o domingo. Um grande abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  2. Salve, José! Sempre vale a pena ouvir a boa e autêntica música popular brasileira, a de raízes. Uma gravação antológica dessa canção é aquela feita pelo Bando da Lua, aquele grupo que chegou a acompanhar Carmem Miranda, durante algum tempo, nos EEUU...parece que até Garoto integrou o Bando...

    ResponderExcluir