sábado, 27 de abril de 2024

Mulheres são protagonistas em show do Sarau da Jezebel

O Coletivo Gaffurina, grupo de arte da cidade de Uruaçu (GO), lançou em suas redes sociais, no dia 17 de abril de 2024, o Sarau da Jezebel, um show de literatura e música, que tem como protagonistas as mulheres. Idealizado e apresentado pela talentosa artista Larissa Kramer e seu parceiro musical Rodrigo Kramer, o evento tem como objetivo principal homenagear e amplificar a voz das escritoras de Uruaçu e de Goiás, além de outras de renome nacional e internacional.

Tentando fazer um retrato bem amplo da atuação da mulher na Literatura, o Show  Lítero-musical, conta com músicas autorais, do Sarau da Jezebel, músicas com apelo existencial, lúdicas, que tratam de amor e da conexão com a natureza.

O Sarau da Jezebel vai se prolongar até o final do mês de julho e será dividido em três etapas:

Em primeiro lugar , um show na Escola Municipal Lastênia Fernandes de Carvalho, apresentando músicas infantis do próprio sarau e histórias para o público infantil, no dia 10/5/2024.

Em segundo, um espetáculo no Museu Dom Prada, destacando as poetisas da cidade de Uruaçu, do estado de Goiás, e aquelas com reconhecimento em âmbito nacional e internacional, programado para o dia 1º/6/2024.

Por último, um show via Youtube, no canal do Coletivo Gaffurina, para que todos possam participar, no dia 30/7/2024.

No Sarau da Jezebel, destaque também para a presença especial de Valentina Kramer (PCD), participando dos Shows presenciais e com aforismos no Show Gravado para Youtube. A ideia é criar representatividade às pessoas com deficiência.

O projeto, com toda essa riqueza musical e literária, foi contemplado pelo edital nº 10/2023 – Economia Criativa, da Lei Federal Paulo Gustavo, organizado pela Secult-GO.

Origem do Sarau Começou, no início de 2019, como um evento literário, que se destacava por valorizar os autores locais da cidade de Uruaçu, como Sinvaline Pinheiro, Mariano Peres e Ezecson de Sá. Na ocasião, foi estabelecido um palco aberto para que artistas e membros da comunidade pudessem se expressar, seja por meio da declamação de poesias ou da execução de músicas. O evento foi um sucesso, chegando a incluir até mesmo batalhas de rap.

Com a chegada da pandemia em 2020, os eventos culturais foram interrompidos, mas em 2021 o Sarau da Jezebel recebeu apoio da Lei Aldir Blanc, permitindo a realização de seis edições online, transformadas em uma série web que destacava escritores do Estado de Goiás, membros da Academia Uruaçuense de Letras e jovens talentos.

Em meados de 2022, o Sarau da Jezebel foi convidado para participar da Feira Literária do Vale do São Patrício, organizada pelo IFGoiano, onde foi prestada homenagem à escritora Sinvaline Pinheiro. Nessa ocasião, os produtores culturais Larissa Kramer e Rodrigo Kramer transformaram o Sarau em um Show de música e poesia, dando vida aos poemas de Sinvaline Pinheiro do livro "Vez em quando vem me ver". O sucesso foi tamanho que ainda em 2022 o Sarau foi convidado duas vezes pelo IFG Campus Uruaçu para apresentações em eventos institucionais.

Em 2023, o Show concorreu ao Claque Retomada Cultural do Sesc e foi selecionado, sendo realizado em São Miguel do Araguaia com grande aceitação popular. Em 2024, já realizou apresentações no Campus Uruaçu da UEG e promoveu live destacando escritores locais, de Uruaçu e músicas autorais produzidas pelo próprio Sarau, que pode ser vista no canal do coletivo Gaffurina (para acessar, clique aqui).

Atualmente o Sarau da Jezebel possui dois shows distintos: um voltado para o público adulto e divulgação de poetas e poetisas; e outro para o público infantil com contação de histórias.  Em ambos os shows as músicas que embalam o público são autorais, tendo o sarau um vasto repertório de músicas, tanto para adultos, como para crianças.


6 comentários:

  1. No Brasil profundo a arte alinhavando literatura, música, circo, com estes enfrentamos e resistimos ao obscurantismo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e enriquecedor!👏👏👏🌹🌻🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Nossa cultura está precisando muito de atividades desse tipo. Obrigado pela participação no blog.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Vida longa, amigo. E parabéns pelo excelente trabalho que vocês realizam.

      Excluir