terça-feira, 7 de maio de 2024

17º Salão mostra a força do artesanato brasileiro

O 17º Salão do Artesanato, que este ano acontece de 8 a 12 de maio, em Brasília, traz desta vez uma verdadeira pérola no centro da sua temática “Artesanato, a mãe de todas as artes”. O Salão vai reunir o melhor da produção artesanal do Distrito Federal e de 23 estados brasileiros, em evento aberto ao público com oficinas, rodada de negócios, muita música e dança.

Um grande achado considerar o artesanato a mãe de todas as artes. Ele é praticado por homens e mulheres há mais de oito mil anos, lá na pré-história, quando os humanos aprenderam a polir a pedra, fabricar cerâmica, tecer fibras animais e vegetais. Passamos a enxergar nos elementos naturais ao redor a beleza e as possibilidades de criação.

O 17º Salão do Artesanato abre o calendário oficial de 2024 de feiras brasileiras de artesanato. Realizado pela Rome Eventos, no varandão do shopping Pátio Brasil, e aberto ao público, reunirá, num espaço de mais de 5 mil m², o melhor desta rica manifestação da cultura brasileira e expoente da economia criativa, privilegiando a acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade.

Renda renascença

Com a última edição realizada em novembro de 2023, o Salão retorna à data tradicional, coincidindo com a semana do Dia das Mães, o que inspira a campanha “Artesanato: a Mãe de todas as Artes”.

O diretor-geral da Rome Eventos revela que a expectativa é receber cerca 60 mil pessoas e contribuir para que os artesãos, presentes ou representados no Salão através de cooperativas, coletivos e associações façam os melhores negócios. “O clima é de lazer para toda família, com oportunidade de compras diferenciadas, atrações musicais e valorização desta jóia que é o nosso artesanato”, acrescenta.

O ministro Márcio França (MEMP), lembra que quando criou o ministério, “o presidente Lula pediu para que déssemos uma atenção especial ao setor. Milhões de brasileiras e brasileiros vivem do artesanato, um trabalho que é a expressão da cultura brasileira. Cada vez mais vamos apoiar e realizar feiras por todo o Brasil e expandir, também, para o exterior. O Salão do Artesanato de Brasília já está bem consolidado no calendário e é uma oportunidade de trazermos artesãos de todo o país”.

O ipê, símbolo de Brasília

Outro destaque será a participação do estilista goiano Theo Alexandre, à frente da grife Thear, com a coleção Elementos, a mesma que encantou a última edição da São Paulo Fashion Week, com uma bela homenagem ao Cerrado.

Apoiador de primeira hora do Salão do Artesanato, o PAB terá uma atuação ainda mais abrangente nesta 17ª edição. Este ano serão 23 estados, mais o Distrito Federal, contemplando todas as regiões do país.

De 08 a 12 de maio, ao longo do evento, o público terá acesso ao talento de artesãos e mestres-artesãos que desenvolvem seus trabalhos a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, bordados e tantas outras. No total, serão cerca de 80 mil peças, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, utilitários, objetos de decoração e móveis.

Grupo Euterpe - atração musical

Atrações Culturais De quarta a sábado, o Salão do Artesanato brindará o público com apresentações artísticas no varandão da ala sul do shopping Pátio Brasil. A programação aberta ao público envolve cultura popular, música popular, instrumental e dança.

Oficinas Gratuitas Além das compras de peças exclusivas que só os artesãos podem criar, o público poderá se beneficiar da programação de oficinas gratuitas, em dois turnos, mediante inscrição feita até 20 minutos antes de cada oficina, no próprio evento.

Mestres Artesãos Este ano, mestres artesãos do Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins serão destaques no evento.

Rodada de Negócios – Ao longo do evento, lojistas e artesãos poderão se beneficiar da Rodada de Negócios. O objetivo é promover contatos entre fornecedores de todo o país, de forma eficiente e organizada, com conforto e estrutura.

Inclusão Social – Em 2024 o Salão do Artesanato assume uma agenda mais forte na área de sustentabilidade e inclusão social, alinhando-se às boas práticas da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

 

Serviço:
17º Salão do Artesanato
Shopping Pátio Brasil
De 08 a 12 de maio
Das 10h às 22h (de quarta a sábado)
Das 10h às 20h (domingo)
 
Shows:
De 08 a 11 de maio
A partir das 19h
Entrada franca
Indicação livre
www.salaodoartesanato.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário