O
Festival de Música Negra é uma mistura bem brasileira que está acontecendo em
Brasília (DF), desde ontem (24/9), estendendo-se até amanhã (26/9). Além da diversidade de
ritmos e estilos, nesta quinta-feira, o evento terá o desfile da coleção “Maktub:
O destino da moda é você”, com worshops, sendo um deles de customização de
roupas com graffiti, e um pocket show com os rappers Rivas e Ravel, acompanhados
da DJ Tânia. Melhor ainda: tudo acontece na Praça da Bíblia, em Ceilândia.
A
coleção é da professora de moda Rosangela Buerger, desenvolvida dentro de
conceitos que destacam sustentabilidade, economia circular e criativa e
inclusão social. Há mais de 42 anos, ela se movimenta no universo da moda, dos
bastidores, passando pela sala de aula, até a criação. A professor assegura que
“Maktub é uma demonstração concreta de como a arte e a cultura, em suas mais
diferentes manifestações, têm a capacidade de transformar e melhorar o mundo em
que vivemos”.
A
coleção dialoga com a Street Art, através do graffiti e, embora bastante
contemporânea, flerta com o clássico, trazendo peças de alfaiataria, por
exemplo. A técnica escolhida por Rosangela foi, predominantemente, a da
customização, o que evidencia o caminho da sustentabilidade.
A
professora e criadora da coleção acrescenta que “do processo de concepção à
confecção, chegamos a looks exclusivos, e, com base no reaproveitamento de
algumas peças, mesclamos tecidos nobres como o linho, rendas, tules e cambraias
de linho com o nosso jeans do dia a dia”. Rosangela esclarece que foi possível “dar
o mesmo peso à criatividade e à responsabilidade na construção das peças para
reforçar o compromisso com o consumo e produção consciente”.
Além
de todo o conceito e estilo envolvido, Maktub recebeu uma camada extra de arte
com a intervenção dos pinceis e sprays do grafiteiro Rivas. Segundo ele, “as
peças buscam interagir e intervir de forma real com o cotidiano urbano através
de cores, letras, palavras, personagens e frases que protestam e fortalecem a
paz, esperança e fé num amanhã sempre melhor”.
A
escolha do local de apresentação da coleção é estratégica, considerando um dos
objetivos do projeto de descentralizar os eventos de moda, levando para as
regiões periféricas autoestima, arte e oportunidade.
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