terça-feira, 9 de abril de 2024

Caminhos da Inclusão, websérie que promete sucesso

Gamer Jhonata Fargnolli de Lima

Histórias de vida de pessoas com deficiências inspiraram uma websérie que tem tudo para ser sucesso e pode ser vista no canal Vai Curupira, no Youtube. “Caminhos da Inclusão”, composto por 12 temas, é apresentado pelos paratletas e comunicadores Aloísio Lima e Guilherme Costa, ambos tetraplégicos, o que confere ao projeto muita propriedade na condução das entrevistas e do desenvolvimento das temáticas destacadas.

Com sensibilidade, bom humor, positividade e muita consciência cidadã, “Caminhos da Inclusão” compartilha trajetórias que merecem ser contadas, ao mesmo tempo em que atua no combate ao preconceito e capacitismo direcionado às pessoas com deficiência.    

Equipe com a influencer Vitória Mesquita

Aloísio Lima garante que “conhecer e compartilhar as experiências de pessoas com deficiências que, assim como nós, buscam viver em plenitude, possibilita a troca de ideias e um aprendizado sobre como conviver bem com as limitações impostas à pessoa com deficiência, seja ela congênita ou adquirida”.

Nessa mesma perspectiva, Guilherme Costa lembra que “em cada episódio, além de muita emoção, nossos personagens e especialistas trazem conhecimento de relevância não apenas aos deficientes, a quem a série é dedicada em primeiro lugar, mas aos seus familiares, amigos e sociedade como um todo”. Ele reforça que esse público, composto por “pessoas que entendem a importância da inclusão para a construção de um mundo, verdadeiramente, cidadão, não pode perder a série”.

Denise Braga, ativista política

A websérie elencou 12 temas que são explorados através de um mergulho na trajetória de 12 convidados. O episódio de estreia, Direito à Reabilitação, abordou um pouco da vida dos fundadores do canal Vai Curupira e apresentadores de “Caminhos da Inclusão”, Aloísio Lima e Guilherme Costa.

Na sequência, com lançamentos semanais, estão Vitória Mesquita, a “Viti”, uma influencer com Síndrome de Down, em Direito à Vida; Tutti, uma cantora no espectro autista, em Igualdade e Não Discriminação; Carla Maia, a primeira jornalista cadeirante do Brasil, em Direito à Educação e Trabalho; Felipe Costa, um rapper desenrolado, em Direito à Moradia; Laila Gomes Costa, tocando a vida após o AVC, em Direito à Assistência e Previdência Social; Jarlene Maria, um palhaço cadeirante, em Direito ao Transporte e à Mobilidade; Shirley Nunes, uma pianista com nanismo, em Direito à Cultura, Esporte, Turismo e Lazer; Ana Beatriz Leitte, e sua deficiência “invisível”, em Direito à Acessibilidade; Denise Braga, uma ativista política, em Direito à Participação na Vida Pública e Política; Gustavo Ritcher, um pintor, em Acesso à Justiça; e, Jhonata Fargnolli de Lima, um gamer que joga com os pés, em O Que Nos Reserva o Futuro.

Guilherme Costa e Aloísio Lima, apresentadores

Ao longo da série, as temáticas dos episódios foram respaldadas por especialistas que convivem com a questão da inclusão através de experiência própria ou de parentes próximos.  Colaboram com o projeto Cláudio Drewes (tetraplégico), procurador regional da República; Rafael Oliveira (pai de criança no espectro autista), advogado atuante na área de Direitos Humanos; Hisaac Oliveira (cego), advogado da causa da pessoa com deficiência. Profissionais bem-sucedidos e requisitados, demonstram, mais uma vez, que a deficiência não impossibilita o cidadão de se desenvolver e contribuir com a sociedade.

A pianista Shirley Nunes

Por si só, as histórias sustentariam os episódios, mas a equipe de “Caminhos da Inclusão” foi além. Mais que meras entrevistas, a produção envolveu visitas às residências ou local de trabalho dos personagens, muitas imagens de arquivo e participação de pessoas próximas aos entrevistados, num projeto audiovisual rico. Entre os colaboradores estão os profissionais Rodrigo Brant (diretor), Rafael de Araújo Vargas (roteirista e editor); Ricardo de Melo Martins (produtor); Felipe Vaz dos Santos Souza (diretor de fotografia e operador de câmera); Victor Cavalcante (técnico de som), Claudia Andrade (gestora administrativa-financeira) e Daniel Oliveira (designer e social media).

Laila Costa, vítima de um AVC

Idealizado desde o início para ser um conteúdo, verdadeiramente, inclusivo em formato e conteúdo, “Caminhos da Inclusão” conta com recursos de acessibilidade como legendas, interpretação em libras e participação de pessoas com deficiências em todas as etapas do projeto. O projeto foi viabilizado por recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


Serviço:

Websérie “Caminhos da Inclusão”
YouTube: canal Vai Curupira
Instagram:  Vai Curupira
TikTok:  Vai Curupira

Nenhum comentário:

Postar um comentário