quinta-feira, 28 de abril de 2022

Dois uruaçuenses de 102 anos são orgulho da cidade



Duas pessoas são representativas do povo de Uruaçu, Goiás, neste ano de 2022, tão conturbado por ser o primeiro ano pós-pandemia da Covid-19, que levou à morte mais de 662 mil brasileiros, e por ser ano de eleição e Copa do Mundo. São eles: Cristovam Francisco de Ávila, o doutor Cristovam, e Antônio Guimarães, popularmente conhecido como Tunico Ferreiro, pela profissão que exercia.

Ambos vivem em Uruaçu, estão com 102 anos de idade, completos, e gozam de boa saúde e lucidez. São pessoas queridas e admiradas pela comunidade. Mansos de coração e com uma trajetória impecável ao longo de décadas na formação da cidade e nos bons exemplos passados a várias gerações de uruaçuenses, entre os quais me incluo, com muita honra e profundamente agradecido aos dois, por tudo que nos ensinaram.

Para homenagear Seu Cristovam e Seu Tunico Ferreiro, publicamos a seguir dois poemas. Um de minha autoria, dedicado ao professor e mestre Cristovam Francisco de Ávila, de quem recebi aulas de Inglês e Matemática, no Ginásio Nossa Aparecida. O outro é do amigo, psicanalista, poeta e escritor Ítalo Francisco Campos em homenagem ao seu padrinho de batismo Tunico Ferreiro.

Homenageando essas duas personalidade tão distintas, homenageamos também seus familiares e toda a sociedade de Uruaçu, que deve muito de sua história e de sua grandeza a essas duas pessoas.

Saudemos Cristovam e Tunico Ferreiro. Exemplos de vida e dedicação para todos nós. 


Ao mestre, com carinho

José Carlos Camapum Barroso

 

Ao Mestre, nosso carinho

Gratidão que não tem par

Por ter mostrado caminho

Para que pudéssemos trilhar

 

Ele, o portador de Cristo

Ensinou-nos a arte de pensar

Para que fossemos visto

Então, aptos a caminhar

 

Mestre, ensinou um dia

Uma breve e precisa lição:

O segredo da sabedoria

Encontra-se no coração

 

O conhecer e a bondade

Andam juntos na eternidade.



Seu Tunico

Ítalo Campos

 

Chegar aos cem anos, sem ônus de castigo,

É benesse que se distribui a poucos.

Quem carrega nome de Santo Casamenteiro

Não casou mas tem filho, é Bárbara!

 

Já é rico por se chamar Tunico.

 

Arte, em ferro e fogo;

Transmuta, transforma, cura e queima.

Artesão! Moxabustão.

 

Ferramenta de abrir e fechar, ferramenta de furar,

Peça de comer, chave de abrir, agulha de costurar,

Rastelo de recolher, anel de enlaçar

E tudo que mais prestar. Arte de fazer.

 

Rei da conversa, assunto de tudo que há

Notícias de todo lugar e companhias:

Edinho, Wilson e Josemar. Arte de falar.

 

Meu padrinho é mesmo espetacular.

É voz do sertão, de Niquelândia,

É voz do Brasil.

Meu padrinho Tunico é mil.


18 comentários:

  1. Parabéns para Dr. Cristovam e Tunico. Por nos ensinar a arte de viver. Parabéns aos poetas Zeca Barroso e Ítalo por homenagear essas pessoas maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação e palavras carinhosas sobre o nosso trabalho.

      Excluir
  2. Uma belíssima homenagem aos ícones da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Mais do que merecido esta homenagem, pequenos grandes homens, que Deus te abençoe sempre com saúde e paz 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos poemas dedicados ao nossos queridos centenários. Tenho orgulho de conhecer e conviver com eles.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Italo por saudar a vida

    ResponderExcluir
  6. Incrível essas duas figuras ... Parabéns pelo texto Zeca... Dr Cristovam, pra quem é de Uruaçu é impossível não conhecer, é por ele que tenho a visão da fundação e origem de Uruaçu, ... Seu Tunico conheci recentemente pelo livro Av. Araguaia Rio de Memórias... Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São realmente duas figuras incríveis da nossa cidade. Obrigado pela participação e as palavras sempre carinhosas para com o blog.

      Excluir
    2. Aos amigos Ítalo Campos e José Carlos Barroso.O que diríamos num momento especial e gratificante como esse:Somente agradecer,por ver estampada nos anais da história ser homenageadas pessoas amigas queridas de nossa cidade.De um lado Dr.Cristovam nosso vizinho querido e de outro lado nosso querido Quiico como carinhosamente o chamamos meu tio irmão de minha mãe e dizer-lhes “Só passaremos por esse caminho uma vez,assim todas as boas ações que possa praticar e todas as gentilezas que possamos dispensar a qualquer ser humano,devemos aproveitar esse momento para fazê-lo,não devemos adialas nem esquecermos delas,pois não voltaremos a passar por este caminho.Autor desconhecido.Obrigado Edson Galvão

      Excluir
    3. Obrigado, Edson Galvão, nosso querido Edinho, pela participação no blog e pelas palavras carinhosas sobre o post publicado. Grande abraço.

      Excluir
  7. Queria me meter nesta conversa para cumprimentar o amigo Italin e seu venerável pai, o Dr. CRISTOVAO, que foi advogado do meu pai numa causa vencida da qual me lembro muito bem. Ele e a esposa, no tempo que morei em Uruacu, eram símbolos de correçãoe justica. Quanta saudade.Nos caminhosque anda a justiça hoje precisamos de muitos doutor Cristóvão para traze- lá de volta aos velhos tempos. Mas o Italin inventou de ser psicanalista! Os filhos do doutor Cristóvão so podem ser, certamente, de uma cepa diferente. Gostaria de saber quantos. Amaury, admirador do dr. Cristovao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amaury pela participação. Doutor Cristovam é sim um ponto de referência para gerações de pessoas de Uruaçu ou que moraram por lá. Ele tem sete filhos, três mulheres - Sônia, Selma e Solange - e quatro homens - Ítalo, Itaney, Iliomar e o Júnior. Iliomar é advogado em Uruaçu, e Itaney é desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás.

      Excluir