segunda-feira, 18 de abril de 2022

Sobre passarinhos, ninhos e crendices populares

Ninho de passarinho em sua casa pode ser um bom sinal. Pelo menos, é o que acreditam os chineses, com suas sabedorias milenares. Acreditam também que os passarinhos são mensageiros celestiais. Se eles voarem ao seu encontro é sinal de que uma boa sorte está por vir. Se voarem em direção contrária, a mensagem pode ser de que você não esteja aproveitando bem as oportunidades que lhes são oferecidas.

Ouvir canto de passarinhos pela manhã pode ser traduzido como indicativo de boas notícias. Mas, quando fazem ninhos no beiral de sua varanda, ou no seu jardim, é sinal de chegada da prosperidade para o seu lar.

Aqui em casa, dois ninhos de andorinhas foram construídos na varanda voltada para o quintal. No pé de pequi casal de João de Barros já construiu por lá duas casas – literalmente, porque são verdadeiras edificações o que esse pássaro constrói para morar.

Na garagem da casa, um forro de gesso com um buraco que nunca tive coragem de tampar, há anos abriga casal de andorinhas. Vira e mexe dou de cara com esses passarinhos tentando entrar no buraco onde certamente construíram um lar bem seguro. Digo seguro porque estão protegidos dos ataques de outros animais, como gatos e cachorros.

Há alguns anos, embaixo desse buraco no teto da garagem, encontrei um filhote de andorinha no chão, rastejando. Peguei-o com cuidado e o recoloquei no forro de gesso. Deve ter sobrevivido, imagino, porque não caiu novamente no chão.

Na crendice popular, existem até correlações entre ver um pássaro de diferentes cores e situações:

Preto: receberá notícia importante

Amarelo: indicam riqueza ou chegada de um filho

Azul: indica uma promoção profissional

Branco: representa cura

Casal de pássaros: indica que o amor vem ao seu encontro

Vários pássaros: reunião familiar feliz

Pássaro doente ou ferido: considere um aviso

Corvo: receberá uma mensagem significativa

Ouvir uma Coruja: indica que uma pessoa próxima o ajudará a evoluir em todos os níveis.

Independentemente de crer nisso ou naquilo, com frequência acordo ouvindo o cantar de aves. Como tenho visto muitos pássaros por aqui, encontrado vários ninhos de passarinhos no meu entorno, resolvi fazer uns versos dedicados ao tema. Se bem não fizer, mal também não fará, nem a mim, nem aos meus, muito menos aos amigos e amigas que frequentam esse espaço do ZecaBlog. Então...

Passarinho

José Carlos Camapum Barroso

 

Construa seu ninho

Como um passarinho

Que carrega no bico

Um cesto de raminhos

 

Construa bem devagar

Como, então, a carregar

Tivesse eterno amor

Amarrado em lacinhos...

 

Comece bem cedinho

Antes que um vizinho

Ocupe o seu lugar.

Senão, estará sozinho,

 

Preso na pandemia,

Que fez virar o dia

Numa noite tristinha,

Onde não se aninha

 

Sequer um passarinho...

Mesmo essa rolinha

A gemer no cantinho

Onde fizera o seu ninho.

 

Construa com carinho

O amanhã será o caminho.



Um comentário:

  1. Adoro o canto dos passarinho, das rolinhas e pardais, outro dia aqui em casa aconteceu algo semelhante, um pardalzinho filhote caiu do forró e nos a família cuidamos dele por mais de 20 dias, quando pensamos que ele ia vingar o mesmo se desfaleceu e se foi, foi chororo só, nem eu me contive... Linda poesia...

    ResponderExcluir