domingo, 7 de agosto de 2011

A arte e o talento de Caetano Veloso aos 69 anos

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso é o nosso conhecido, popular e admirado Caetano Veloso, que neste domingo, 07 de agosto de 2011, faz 69 anos de idade. Sua carreira artística é vibrante, intensa, cheia de polêmicas e alegrias. Desde criança, sua existência está voltada para o mundo das artes. Ainda pequeno, em Santo Amaro da Purificação, gostava de rádio, cinema, música e pintura.
Sua mãe, Dona Canô, que está hospitalizada desde terça-feira e deve receber alta hoje, incentivava o filho ensinando-lhe o baião de Luiz Gonzaga e o samba de Dorival Caymmi. O pai, homem simples, funcionário do Correios e Telégrafos, comprava cavaletes para que o filho pintasse.
Em 1960, Caetano com 18 anos, a família Veloso muda-se para Salvador. A partir daí, tudo na vida dele e de sua irmã Maria Bethânia passa a acontecer muito rapidamente. Conforme já escrevi aqui, Bethânia é chamada para participar do Teatro Opinião, substituindo Nara Leão, que estava doente. Caetano, que caminhava na direção do cinema, é chamado para compor músicas para algumas peças de teatro.
Na faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia faz amizade com alguns dos futuros participantes do movimento tropicalista. Seu lado polêmico o coloca no centro das discussões de política, cinema e música. É um momento efervescente da cultura brasileira, com João Gilberto na bossa-nova e Glauber Rocha ensaiando os primeiros passos rumo ao Cinema Novo. A Bahia estava dentro do furacão artístico.
Entre idas e vindas para o Rio de Janeiro, Caetano começa a participar de festivais, grava seu primeiro disco e entra definitivamente na carreira de cantor e compositor da Música Popular Brasileira. Tem uma extraordinária sensibilidade poética e passa a ser um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da nossa poesia-música ou música-poesia.
Dos festivais para o tropicalismo a passagem é rica em trabalhos criativos, mas cercados de muita polêmica, principalmente com o público jovem universitário, que preconceituosamente só enxergava valores artísticos nas canções de protesto. Caetano, Gilberto Gil, Tom Zé, Torquato Neto, Jorge Mautner, Rogério Duprat e Júlio Medaglia rejeitam os clichês e apostam na mistura da riqueza cultural brasileira. É dessa época o maravilho disco Panis et circensis, com a participação de Nara Leão.
Os anos duros da ditadura militar levam Caetano Veloso e Gilberto Gil para o exílio, em Londres. São dessa fase a belíssima London, London e a interpretação antológica de Asa Branca, enriquecida pela alusão metafórica à seca que levou o artista à Inglaterra. É também dessa época a interessante homenagem que recebeu de Roberto Carlos em Debaixo dos Caracois dos Seus Cabelos.
De volta ao Brasil, o artista Caetano Veloso amadurece, escreve livros, mas não perde seu gosto pela polêmica. Aproxima-se do mundo cultural dos jovens, bem ao contrário do que acontecera nos anos 60-70, compondo canções que se identificam com o mundo deles e gravando com instrumentistas bem mais novos. Versátil, Caetano, de lá pra cá, compôs canções belíssimas como Sampa, O Ciúme e lançou o CD Circuladô, entre tantas outras maravilhas.
O melhor presente para Caetano Veloso neste domingo, dia do seu 69º aniversário, é o restabelecimento da saúde de Dona Canô (foto). Torcemos por sua volta ao lar em paz e com aquele sorriso centenário.
Nós, fãs de carteirinha de Caetano Veloso, podemos ficar por aqui admirando a beleza de Alegria, Alegria, na interpretação dele com o rei Roberto Carlos. E também a interpretação ao vivo de Caê para a antológica homenagem a São Paulo, Sampa. Bom domingo.




Um comentário:

  1. Primeiramente parabéns pelo seu cantinho cultural. Apreciei Caetano, Jackson do Pandeiro, Noel Rosa e ainda não vasculhei os demais.
    Tenho um espaço, onde nas minhas horas vagas, pesquiso sobre a trajetória carnavalesca, samba e derivados, e venho por meio desta lhe convidar a ter o CANTINHO DO ZECA, onde uma vez por semana (ou como preferir) você mostraria seus textos sobre o tema.

    Agradeço antecipadamente sua atenção e fico no aguardo.

    Lilian Cristina Marcon
    CarnAxE

    email
    http://www.carnaxe.com.br/ema.htm

    ResponderExcluir