quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O frevo é comemorado duas vezes no ano


Quem não gosta de agitação, rebuliço, efervescência...? Imagina tudo isso com muito ritmo, musicalidade e um colorido que salta aos olhos. Claro que estou falando do nosso querido e amado frevo. O ritmo, que não é mais pernambucano, tornou-se brasileiro, patrimônio nacional.
O frevo surgiu em Recife lá pelo final do século XIX, mas a primeira referência oficial ao ritmo e à música foi publicada em 1908, na edição do dia 12 de fevereiro, do Jornal Pequeno, um vespertino pernambucano que tinha na época a melhor seção referente ao Carnaval. Rapidamente foi ganhando o gosto popular e ocupando espaço, principalmente nas ruas de Recife e Olinda.
Ritmo quente, acelerado, a palavra frevo vem de ferver, a partir da corruptela frever. O frevo-de-rua é o mais popular, que agita o público quando toca a música Vassourinhas, de Matias da Rocha, que postei abaixo na interpretação da Orquestra Tabajara. Esse tipo de frevo não tem letra e os instrumentos que predominam são os metálicos.
O frevo-canção surgiu nas últimas décadas do século passado, valorizando mais a melodia e introduzindo letras. É nesse período que surgem compositores excepcionais como Nelson Ferreira, Capiba e Alex Caldas. Valorizando a letra, também surgiu o frevo-de-bloco, com destaque para a belíssima Evocação nº 1 de Recife, de Nelson Ferreira, abaixo com Os Batutas de S. José.
A dança é muito bonita e animada. As roupas coloridas e a presença marcante da sombrinha dão um charme todo especial. A alegria do frevo é contagiante. Não podíamos deixar passar em branco esse dia muito especial para o povo pernambucano, e para todos os brasileiros. Viva o Frevo!
Ah, sim! Já estava esquecendo: hoje, nacionalmente, comemora-se o Dia do Frevo, que também é comemorado dia 09 de fevereiro, no Recife. Eu acho que dois dias só para comemorarmos o frevo é muito pouco. Que tal criarmos o mês do frevo?


Um comentário:

  1. Eita, que frevo arretado!!E haja disposição e vigor físico, ô xente! Muncho bom!!

    ResponderExcluir