sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O dia em que o Sol teve a beleza de uma Lua

A passagem do Inverno para a Primavera é capaz de gerar mais essa beleza, estampada com engenho e arte na foto do nosso Pedro Ventura, que já publicou outras maravilhas neste blog. O fenômeno é conhecido como o Halo Solar e ocorre quando os raios solares atingem os cristais de gelos nas nuvens. Foi visto no Distrito Federal e Goiás, nesta sexta-feira abençoada.
O colorido que se forma em torno do Sol, inclusive formando um arco-íris, faz com que o astro  rei passe a ter a beleza de uma lua, em noite clara de luar, no interior, com aquelas serestas maravilhosas. O interessante é que o fenômeno pode ser visto de várias formas e não apenas circular, como ocorreu no dia de hoje. Pode ser visto até em forma de um quadrado ou mesmo de uma linha reta.
Algumas pessoas mais desavisadas chegaram a imaginar que poderia ser um sinal do fim do mundo. Eu prefiro acreditar que se trata de um aviso de novos tempos, de prenúncio de que “do mal será queimada a semente/ o amor será eterno novamente”, como bem disse o extraordinário Nelson Cavaquinho, um dos maiores compositores da nossa música popular, na canção Juízo Final, que podemos ouvir abaixo, na voz de taquara rachada do próprio compositor.
Essa música é lindíssima, como o Halo Solar e essa foto do Pedro Ventura. Ajuda-nos a entrarmos com o pé direito no fim de semana. Essa, pelo menos, é a minha crença. Saravá!


Um comentário:

  1. Recebi o texto abaixo do meu amigo Maurílio. Ele tem razão sobre as crenças do homem do interior. E existe previsão de chuva para terça e quarta-feira aqui em Brasília. Grande abraço, Maurílio.
    "Alô meu grande amigo Zezão.
    Não sei se você se lembra, mas no interior o povo tinha uns dizeres quando aparecia esse cículo em volta do sol, como aconteceu hoje. Esses dizeres variavam de acordo com a distância do círculo do sol, se mais perto ou mais longe. Eram assim: círculo longe, chuva perto; círculou perto, chuva longe. No caso de hoje, era longe, então a chuva vai chegar logo, pelo menos aqui em Goiânia, que, por enquanto, não choveu nada nessa passagem de seca para as águas. Quando chega o fim do período chuvoso, o mesmo círculo costuma aparecer de novo, mas bem pertinho do sol. É a seca que está vindo. Como você disse, tomara que esse círculo de hoje traga coisas boas para este fim de semana, sobretudo chuvas. Um abração."

    ResponderExcluir