quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vassouras contra a corrupção foram roubadas

É verdade! Foram roubadas algumas das vassouras colocadas na Esplanada dos Ministérios em protesto contra a corrupção. Quando os organizadores perceberam o desfalque – patrocinado por ambulantes, servidores e até seguranças dos Ministérios – recolheram as que sobraram de um total de 594 vassouras – representando 513 deputados e 81 senadores.
O mais inusitado dessa história é que não foram roubadas pelos políticos. Pelo contrário, dessa vez, eles estão inocentes, até que se prove o contrário. As vassouras – como mostra a foto acima, de Antônio Cruz (Agência Brasil) – foram pintadas nas cores verdes e amarelas, o que demonstra o alto grau de patriotismo dos larápios.
Essa história de usar a vassoura como símbolo de combate à corrupção costuma não acabar bem. Tenho na memória de garoto a vassourinha da campanha de Jânio Quadros à presidência da República. O povo brasileiro encheu-se de esperança, mas Jânio optou por fazer um governo idiossincrático, condecorando Che Guevara, proibindo o uso de biquínis nas praias brasileiras e brigas de galo em todo o país, além de não aceitar o nome do Palácio do Planalto, que chamava de Palácio dos Despachos. Por fim, renunciou ao mandato, sete meses depois da posse, abrindo espaço para uma profunda crise política, que desaguaria no Golpe Militar de 1964.
Realmente, embora seja interessante do ponto de vista simbólico, a vassourinha não tem dado bons resultados no combate à corrupção. Acho que os organizadores desses movimentos deveriam abrir um concurso para se eleger um novo símbolo.
Eu sugiro um pinico, daqueles de esmalte branco com detalhes em azul. O slogan poderia ser: “Ponha aqui a sua sujeira”. Ou então: “Lugar de sujeira é aqui”. Ou ainda: “Não jogue o seu voto no pinico”. Com uma vantagem: ninguém iria querer roubar pinicos (será?).
Em matéria de vassourinhas, eu prefiro ficar com aquelas que abrilhantam o frevo pernambucano, que virou patrimônio nacional. Tanto nas coreografias, quanto nas músicas, o tema vassourinha aparece com beleza e criatividade. A música Vassourinha foi composta na virada do século XIX para o século XX por Matias da Rocha, que teria recebido letra de sua prima Joana Batista. Alguns contestam essa versão, mas a verdade é que Vassourinha recebeu diferentes roupagens e várias letras pelos anos afora. (Sobre o frevo, já escrevi aqui)
Abaixo, a música e letra de Moraes Moreira, na voz dele mesmo, chamada Vassourinha Elétrica. Se não ajudar a varrer a corrupção, pelo menos espanta a tristeza e traz alegrias, nesta quinta-feira, véspera de sexta, que é a entrada para o fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário