segunda-feira, 28 de março de 2011

Japão das cerejeiras e tragédias atômicas





O Japão abalado por terremotos, destruído por tragédias atômicas e tsunâmicas, é o mesmo país que nesta época, todo ano, divulga para o mundo imagens belíssimas das cerejeiras floridas. É o mesmo Japão que este ano trocou o colorido belo das flores pelo cinza das fumaças radioativas, estúpidas e inválidas.

O Japão é ao mesmo tempo símbolo de tragédias e de reconstruções. O povo que experimentou, pela primeira vez, o potencial de uma explosão atômica, é o mesmo que reergueu o país em tão curto espaço de tempo, e fez com que o Japão se tornasse uma das maiores potências mundiais.

Os japoneses vivem mais uma grande tragédia que abala o mundo. O número de mortos em consequência do terremoto e do tsunami do último dia 11 já passa de 11 mil. Existem 17.339 desaparecidos. Mais de 200 mil pessoas continuam desabrigadas em 1.900 abrigos. Pelo menos 18 mil casas foram destruídas e mais de 130 mil edifícios, danificados.

Em 1912, o prefeito de Tóquio doou três mil pés de cerejeiras para os Estados Unidos em sinal de amizade. Um presente para o mesmo país que, em 1945, jogaria duas bombas atômicas em solo japonês. As cerejeiras se multiplicaram ao longo do rio Potomac e de lagos que enfeitam a cidade de Washington. Atraem, todo ano, milhões de turistas, tamanha a beleza. Por ironia do destino, este ano, as cerejeiras de Washington vão ajudar a recolher recursos para o Japão. 

O período da florada branca e rosa é justamente agora, de 26 de março até 10 de abril. Uma parte da venda dos ingressos será revertida para as vítimas da tragédia japonesa, e o público será convidado a fazer doações.
Mais uma vez, na história da humanidade, o perfume e o colorido das flores são capazes de ajudar a superar tragédias, mesmo que nucleares. Vinícius de Moraes, o nosso “poetinha”, teve sensibilidade extraordinária ao compor os versos de Rosa de Hiroshima, musicados por Gerson Conrad.

Para que não nos esqueçamos nunca do poder destruidor da natureza e das invenções humanas, criadas justamente para dominar a natureza, ouçamos Rosa de Hiroshima, na voz melodiosa de Ney Matogrosso. Vai nos ajudar também, com certeza, a lembrarmos sempre do poder e da beleza incalculáveis das flores.

2 comentários:

  1. Belo e emocionante texto, parabéns.
    O contraste na sequência de fotos é perturbador e nos alerta.
    E que bom que esta bela "Rosa de Hiroshima" de Vinícius e Gerson Conrad, magnificamente interpretada por Ney, nunca tenha saído do inconsciente coletivo. Que os trágicos versos do poeta sempre ecoem em nossas mentes...

    ResponderExcluir
  2. Eu, que estive no Japão durante muitos anos, também vivenciei o grande terremoto.Vi imagens daquele imenso tsunami.Mas sempre acreditei, e acredito na plena recuperação desse povo.Que independente de guerras, ou desastres naturais, nunca deixou de lutar para reerguer o país destruído.Apesar de ter voltado para o Brasil, meu coração continua lá.O Japão sim, pode ser chamado de guerreiro.Com grande espírito de Samurai!E lhes desjo fprça e fé!Sempre!

    ResponderExcluir