sexta-feira, 18 de março de 2011

Esquenta a polêmica sobre o blog da Bethânia

A polêmica gerada pelo financiamento público para custear a criação de um blog da cantora Maria Bethânia continua no ar (veja matéria abaixo). Quem entrou na polêmica foi o jornalista Arthur Xexéu, durante participação em um programa da rádio CBN (ouça o programa pelo link abaixo). Ele lembrou que a isenção para recursos captados pela Lei do Audiovisual é de 100%, e que, portanto, o montante de R$ 1,3 milhão a ser buscado pela cantora será de origem exclusivamente pública.
A jornalista Viviane Mosé, que também participava do programa, até procurou justificar a decisão do Ministério da Cultura. Na visão dela, serão 365 vídeos colocados à disposição de todos durante um ano, ou seja, um material que estará para sempre pronto para ser usado, pesquisado e divulgado.
Mas Xexéu rebateu. Tudo isso só se justifica se a cantora e o cineasta Andrucha Waddington, que produzirá os vídeos, não estiverem cobrando cachê alto. Quem quiser cobrar cachê alto tem que ir para o mercado, disputar os recursos, livremente, com os demais interessados. A utilização de recursos públicos, por esse instrumento da renúncia fiscal, só se justifica se o empreendimento não visar o lucro.
O cineasta Andrucha diz que isso tudo “é uma patrulhamento idiota”. Esclarece que vai produzir mais de 600 minutos – o equivalente a cinco longas-metragens – e que cada vídeo vai custar R$ 3.562,00. E acrescentou: “É um projeto absolutamente lindo, não sei por que existe esse patrulhamento em cima de nomes como o da Bethânia”.
Gente, enquanto a polêmica não acaba e enquanto o blog O Mundo Precisa de Poesia não entra na Internet, vamos continuar aqui, no ZecaBlog, modestamente, lutando para que a Poesia tenha a valorização que merece. Para não dizerem que não falei de flores, vejam e ouçam Maria Bethânia aqui embaixo, cantando Jeito Estúpido de Ser e recitando versos de Fauzi Arap.




Nenhum comentário:

Postar um comentário