
José Alencar morreu hoje, às 14h45, por falência múltipla dos órgãos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 79 anos. Durante os últimos 13 anos, travou uma dura batalha contra o câncer. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril do ano passado, desistiu de sua candidatura ao Senado para cuidar da doença.
Este Blog não tem o perfil de se dedicar a notícias do universo político, mas José Alencar estava acima de partidos e posições ideológicas. Foi exemplo de homem público, respeitado e respeitador, capaz de sensibilizar todos os brasileiros com sua lealdade ao presidente Lula, de quem foi vice por dois mandatos, e com sua humildade e sensibilidade para tratar de questões políticas, administrativas, mesmo quando ele não concordava com o Governo do qual fazia parte.
Ao político e ao cidadão José Alencar, as homenagens de todos nós, cidadãos brasileiros. O Brasil perde um grande político, mas fica o seu exemplo, a ser seguido e preservado.
“Você não sabe o que é a morte,
então, você não tem de ter medo da morte.
Você tem de ter medo é da desonra,
dela você tem de ter medo, isso mata você.”
(José Alencar, ex-vice-presidente do Brasil)
José Alencar,um grande exemplo para o Brasil,como político,como empresário.Passou pela vida sem deslises na integridade e honestidade.É o que temos lido em toda imprensa brasileira . Porque será que no nosso grande Brasil não damos chance, oportunidades políticas a milhares de "José Alencar" ? A pergunta é ingênua,então gostaria de transformá-la em um lamento.
ResponderExcluirTudo bem, ele fez um esforço enorme durante este período e deve ser louvado porque de certa forma estimula pacientes a lutarem contra o câncer. Mas (e sempre existe um mas) em toda a sua luta esteve por trás um equipe medico-hospitalar de alto nível, trabalhando dia e noite para que ele sobrevivesse até aqui. Esse suporte, infelizmente, a maioria da população não tem acesso e em momento algum ele trabalhou como Vice-presidente para melhorar as condições gerais da saude do Pais. Outro fator importante e que a midia deveria ter aproveitado (e não somente santifica-lo) era enfatizar a necessidade urgente de estimular a prevenção do câncer, que a cada dia aumenta no nosso Pais.
ResponderExcluirUm abração
A observação quanto à equipe médica que sempre acompanhou José Alencar, a toda hora e a todo momento, profissionais de excelente nível, serviço de alto custo, ao qual a imensa maioria da população não tem acesso, tudo isso é absolutamente verdadeiro. Mas, será que o ex-vice-presidente, em momento algum,fez alguma coisa para melhorar as condições gerais da saúde? A questão da saúde é complexa, muitas vezes, o que se faz parece pouco ou, até mesmo, nada. Fica o convite para que o companheiro e amigo escreva um artigo sobre saúde e as suas diversas complexidades. Esse debate está aberto no blog. Grande abraço.
ResponderExcluir