terça-feira, 29 de março de 2011

José Alencar vai, mas deixa o exemplo

O ex-vice-presidente José Alencar perdeu a batalha contra o câncer. Uma luta que ele sempre encarou com absoluta tranquilidade, graças a uma força espiritual invejável. Sabia que quando chegasse o seu momento, Deus iria levá-lo deste mundo estando doente, ou não. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse certa vez.
José Alencar morreu hoje, às 14h45, por falência múltipla dos órgãos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 79 anos. Durante os últimos 13 anos, travou uma dura batalha contra o câncer. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril do ano passado, desistiu de sua candidatura ao Senado para cuidar da doença.
Este Blog não tem o perfil de se dedicar a notícias do universo político, mas José Alencar estava acima de partidos e posições ideológicas. Foi exemplo de homem público, respeitado e respeitador, capaz de sensibilizar todos os brasileiros com sua lealdade ao presidente Lula, de quem foi vice por dois mandatos, e com sua humildade e sensibilidade para tratar de questões políticas, administrativas, mesmo quando ele não concordava com o Governo do qual fazia parte.
Ao político e ao cidadão José Alencar, as homenagens de todos nós, cidadãos brasileiros. O Brasil perde um grande político, mas fica o seu exemplo, a ser seguido e preservado.
“Você não sabe o que é a morte,
então, você não tem de ter medo da morte.
Você tem de ter medo é da desonra,
dela você tem de ter medo, isso mata você.”

(José Alencar, ex-vice-presidente do Brasil)

3 comentários:

  1. José Alencar,um grande exemplo para o Brasil,como político,como empresário.Passou pela vida sem deslises na integridade e honestidade.É o que temos lido em toda imprensa brasileira . Porque será que no nosso grande Brasil não damos chance, oportunidades políticas a milhares de "José Alencar" ? A pergunta é ingênua,então gostaria de transformá-la em um lamento.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, ele fez um esforço enorme durante este período e deve ser louvado porque de certa forma estimula pacientes a lutarem contra o câncer. Mas (e sempre existe um mas) em toda a sua luta esteve por trás um equipe medico-hospitalar de alto nível, trabalhando dia e noite para que ele sobrevivesse até aqui. Esse suporte, infelizmente, a maioria da população não tem acesso e em momento algum ele trabalhou como Vice-presidente para melhorar as condições gerais da saude do Pais. Outro fator importante e que a midia deveria ter aproveitado (e não somente santifica-lo) era enfatizar a necessidade urgente de estimular a prevenção do câncer, que a cada dia aumenta no nosso Pais.
    Um abração

    ResponderExcluir
  3. A observação quanto à equipe médica que sempre acompanhou José Alencar, a toda hora e a todo momento, profissionais de excelente nível, serviço de alto custo, ao qual a imensa maioria da população não tem acesso, tudo isso é absolutamente verdadeiro. Mas, será que o ex-vice-presidente, em momento algum,fez alguma coisa para melhorar as condições gerais da saúde? A questão da saúde é complexa, muitas vezes, o que se faz parece pouco ou, até mesmo, nada. Fica o convite para que o companheiro e amigo escreva um artigo sobre saúde e as suas diversas complexidades. Esse debate está aberto no blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir