quinta-feira, 17 de março de 2011

Resgate da poesia ganha apoio de Maria Bethânia

A idéia de resgatar o prazer pela Poesia, um das propostas que justificaram a criação deste ZecaBlog, ganhou um apoio de peso. A cantora Maria Bethânia está prestes a lançar o blog O Mundo Precisa de Poesia, justamente com esse objetivo. Quem acessar a página poderá ver, diariamente, um vídeo da cantora interpretando clássicos da literatura brasileira.
Maria Bethânia saiu muitos anos-luz na frente no aspecto financeiro. O Ministério da Cultura autorizou a cantora a captar R$ 1,3 milhão para produzir a página na Internet, garantindo que não haverá aporte de recursos públicos. O órgão explica que haverá apenas o que já está previsto em lei, ou seja, a dedução do Imposto de Renda de parte dos valores investidos pelos produtores em eventos culturais.
Claro que o argumento é um sofisma. Os recursos que deixarão de ser recolhidos em impostos são públicos, o que não invalida o argumento de quem defende investimentos do governo em empreendimentos culturais dessa e de outra natureza. Importante é saber se projetos semelhantes, apresentados por pessoas não famosas, sem padrinhos políticos (o que não quer dizer que a cantora os tenha), terão chances de ser contemplados com incentivos previstos em Lei, mesmo que sejam bem mais modestos.
A polêmica tomou conta do mundo virtual, principalmente do Twitter, com reações, na sua maioria, contrárias ao incentivo concedido pelo Ministério da Cultura. Polêmicas à parte, este blog torce para que Maria Bethânia, com ou sem incentivo financeiro público, implante rapidamente o seu projeto e venha se somar aos nossos esforços, que são de muitos brasileiros, felizmente.
O vídeo abaixo mostra a importância de termos Maria Bethânia recitando e catando textos e versos maravilhosos. Ouvir Bethânia interpretar Poema do Menino Jesus, de Fernando Pessoa, e depois cantar O Doce Mistério da Vida, numa versão de Alberto Ribeiro, sinceramente, é de arrepiar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário