quarta-feira, 30 de março de 2011

José Alencar, de luta e garra, era flamenguista

Gol de Valido, em 1944, garantiu o tri carioca ao Flamengo de José Alencar
O ex-vice-presidente José Alencar, que infelizmente nos deixou ontem (veja matéria abaixo), era flamenguista de coração, desde os tempos de garoto, lá nas Minas Gerais. Aprendeu a gostar do Flamengo pelo rádio, veículo que tornou rubro-negros milhões de brasileiros pelo país afora. Fiquei feliz em saber que esse grande brasileiro, assim como eu, este simples blogueiro, conheceu e se apaixonou pelas cores vermelha e preta por meio das ondas sonoras.
Contam os historiadores que José Alencar ouviu o gol da heroica vitória do Flamengo sobre o Vasco, em 1944, quando o rubro-negro se tornou, pela primeira vez, tricampeão carioca (1942-1943-1944).
Depois foram mais quatro tricampeonatos conquistados. José Alencar acompanhou todos eles, pelo rádio ou pela televisão, ao vivo e em cores. Eu tive o privilégio de nascer no meio da conquista do segundo tricampeonato, em 1954, quando o Flamengo sagrou-se bicampeão carioca, e conquistaria o tri em 1955. Depois disso, no início dos anos 60, confirmei minha vocação flamenguista ouvindo a voz sonora do goiano Waldir Amaral pela Rádio Globo – era como se estivéssemos à beira do gramado.
O rádio é um veículo importante na história brasileira, não apenas no futebol, e não somente para nós rubro-negros. Todos os torcedores da era do rádio aprenderam a gostar dos seus clubes pelas ondas sonoras. Milhões de brasileiros acompanhavam os grandes acontecimentos pelo rádio. Foi assim com a morte do presidente Getúlio Vargas, com a construção de Brasília, o golpe militar de 64 e tantos outros fatos históricos.
A morte de Tancredo Neves foi uma comoção televisiva. A luta de José Alencar contra o câncer e a sua morte, ocorrida ontem, além de ampla cobertura da televisão, já alcançou a era dos blogs, Twitter, Orkut, Facebook e tantos outros campos virtuais.
O cidadão José Alencar – brasileiro, flamenguista e político respeitado – passou por várias eras e assistiu o seu time querido ser tantas vezes campeão. A última, hexacampeão brasileiro, foi com o golaço de Ronaldo Angelim, ao vivo e em cores. Como nós goianos gostamos de dizer: Bom demais!

O gol e Angelin, em 2009, deu o hexa brasileiro ao Flamengo de José Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário