terça-feira, 16 de agosto de 2011

O renascimento musical de Milton em belo CD

O último CD de Milton Nascimento é jóia rara. Ao ouvi-lo tive a sensação de um Milton Nascimento revigorado, eu ousaria mesmo dizer: renascido. O cantor e compositor mineiro andava meio sumido, um pouco apagado. Há tempos, eu não ouvia um disco dele capaz de encher nossos ouvidos e a alma de contentamento.
E a Gente Sonhando” é um CD belíssimo, em que Milton Nascimento resgata seus bons tempos de cantor, compositor, arranjador, além de agregar novos cantores, juntar os amigos mineiros e valorizar os trabalhos artísticos de compositores talentosos, como Vítor Ramil, Cristovam Bastos e Aldir Blanc, Tunai, Márcio Borges, João Bosco e Francisco Bosco, Fernando Brant, Lulu Santos, Paulinho do Cavaco e outros.
Milton enfrentou problemas sérios de saúde, no final da década de 90, ao adquirir Diabetes do Tipo 2, que provoca emagrecimento súbito. Sofreu com o tratamento, mas venceu a doença e voltou a compor e a cantar. Esse CD, lançado no ano passado, mostra um cantor recuperado plenamente, com um timbre de voz bonito.
Milton Nascimento é o coração do Brasil. Mineiro até na alma, traz dentro de si influências de várias regiões do país. Sua música e seu canto foram influenciados pelas serestas, pelo jazz e pelo rock dos Beatles e de Bob Dylan. Os latinos, principalmente Mercedes Sosa, estão presentes na sua obra.
Sempre soube buscar e valorizar parceiros, compositores e cantores. No CD “E a Gente Sonhando”, apresenta logo na primeira música, que dá título ao disco, o jovem cantor Bruno Cabral, dono de uma voz belíssima. Em outras faixas, tem Ismael Tiso Júnior, Paulo Francisco (Tutuca) e o maravilhoso coro de Três Pontas.
A música popular brasileira dos últimos anos está realmente em alta. Além dos CDs de Chico Buarque, lançado este ano, e o do Milton, de 2010, ainda tem o de João Bosco, que traz de volta a parceria com Aldir Blanc, em quatro canções. Mas, isso é assunto pra outra postagem.
Hoje, vamos ouvir duas belas canções do disco de Milton Nascimento: Estrela, Estrela, que Vítor Ramil fez para o cantor mineiro há muitos anos, mas ainda não havia sido gravada; e a gravação de Resposta ao Tempo, essa obra-prima de Cristovam Bastos e Aldir Blanc, com a participação do coral de Três Pontas. São duas canções pra se ouvir em paz, em silêncio. Depois é só dormir..





Nenhum comentário:

Postar um comentário