sábado, 18 de novembro de 2023

As Tranças de Ana tem lançamento histórico em Uruaçu

Foto de Márcia Cristina/Jornal Cidade

A cidade de Uruaçu, Goiás, viveu um intenso clima de festa cultural, no dia 11 de novembro, para realizar o lançamento da antologia poética As Tranças de Ana, que reuniu 22 poetas goianos e de outros regiões do Brasil, sob a coordenação do poeta e desembargador Itaney Campos. O local escolhido foi o auditório Jorge Gabriel Moisés da Faculdade Serra da Mesa.

Do início ao fim, costurada por versos de poetas das mais variadas tendências e estilos, o lançamento do livro contou com apresentações culturais de altíssimo nível: um vídeo-roteiro do poemas e poetas que compõem a obra, apresentação musical, canto, dança, tambores e declamação de poemas por jovens alunas da cidade.

O auditório, lotado, participou ativamente dos vários momentos do evento, que foi organizado com muito zelo e bom-gosto por Maria Solange Campos, José Marcelo Lopes dos Reis, Edson Arantes Júnior, Joizimar de Abreu Titoneli e o coordenador da antologia Itaney Campos.

Foto de Márcia Cristina/Jornal Cidade

Vídeo Poético O lançamento de As Tranças de Ana começou com a apresentação de um vídeo narrando trechos poéticos do livro, acompanhados de uma pequena biografia dos respectivos autores.

Tambores Quilombolas Na sequência, uma bela apresentação de cultura popular da região, com o grupo quilombola de tambor Raiz e Tradição, criado por Domingas Gouveia. A apresentação constou de dança, batuque e voz, sob a coordenação de Santina Silva e Maria Graciano. De uma riqueza impressionante (confiram no vídeo abaixo).

Foto de Márcia Cristina/Jornal Cidade

Música e PoesiaO casal Larissa (voz) e Rodrigo Kramer (contrabaixo) - foto acima - fez uma apresentação musical de rock lúdico, com leitura de alguns poemas. Os dois fazem parte do Sarau de Jesebel, de Uruaçu, grupo de rock que faz um trabalho cultural interessante na região. Mais um momento de destaque numa noite cultural inesquecível.

Leitura de Poemas – Maravilhosa leitura de alguns poemas do livro feita por quatro meninas da 7ª série do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Prada. São elas: Bianca Silva Morais, Beatriz Silva Mendes, Fabiana Lemes Silva e Jamilly Vitória Ferreira Santos. Alunas, muito bem orientadas e preparadas para o mundo das artes e da cultura pela professora Cláudia Luciane Rocha.

Foto de Márcia Cristina/Jornal Cidade

Vários autores fizeram leitura de um de seus poemas constante do livro. Entre eles, Edival Lourenço de Oliveira, consagrado poeta, contista, cronista e romancista, premiado nacionalmente; Lêda Selma de Alencar, baiana/goiana, poeta, cronista e gestora cultural; Maria Helena Chein, goiana, foi membra do Grupo de Escritores Novos, que marcou a literatura goiana.

Tranças de Ana reúne poetas de Goiás e de outros estados, todos, por razões diversas, bastante próximos e bem integrados com a cultura goiana e as belezas próprias e exuberantes do cerrado brasileiro. O autor desse blog teve a honra de participar dessa antologia ao lado de poetas e poetisas tão brilhantes. Abaixo, um vídeo com uma das poesias que publiquei no livro.

Viva a poesia! Viva a cultura brasileira! 




2 comentários:

  1. Foi uma noite ótima... O texto descreveu com riqueza de detalhes o que aconteceu no evento foi lindo e muito rico culturalmente, fico feliz de ter participado desta noite com o Sarau da Jezebel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma noite muito rica culturalmente. Deixo registrado os meus parabéns e agradecimento a todos que estão trabalhando com atividades culturais em Uruaçu. Nossa cidade só tem a ganhar com tanta riqueza cultural. Parabéns a todos!

      Excluir