![]() |
| Diniz, em noite de autógrafo, em Ouro Preto (MG) |
Os
amantes das charges têm muito o que comemorar. Foi lançado, no mês de maio, um
livro que se mostra atrativo a começar pelo título: Curvilineando. Depois,
pelo autor, o geólogo Diniz Tamantini Ribeiro, formado pela UnB, paulistano de
nascença, viveu em Brasília e em vários estados brasileiros, com um cultura
universal e um visão de mundo acolhedora, realizadora e, principalmente,
revolucionária.
Diniz
começou a desenhar no ambiente universitário emprestando seu talento à luta de
então pelo fim da ditadura militar e a redemocratização do país. Na mineração,
teve oportunidade de agregar aos traços, culturas diferentes, influencias diversas,
sempre enriquecidos pelo bom-humor e pelo humanismo que lhes são peculiar.
Além
de apaixonado pela família – a esposa Adélia, os filhos Tomás e Elisa, e o neto
recém-nascido Iberê – é um agregador de amigos, colecionador de histórias e um
eterno incentivador das atividades culturais. Convivendo há dez anos com o
Parkinson, abriu mais uma janela para comunicar-se com o mundo da forma que
sempre lhe foi peculiar: alegre e otimista.
![]() |
| Diniz, com Adélia e os filhos Tomás e Elisa |
Em
sua obra, os traços retilíneos, raros, conduzem-nos, com segurança, a um lugar
distante, desconhecido, bem pra lá do infinito, sem que nos percamos na jornada
prazerosa e instrutiva. Mas, são as
curvas que delineiam as charges, nos mostram o belo, o engraçado, o irônico e
as aventuras vividas e presenciadas ao longo de uma luta não apenas para
sobreviver, mas principalmente para que todos vivam e o mundo sobreviva a
tantas intempéries.
Suas
charges nos fazem refletir com inteligência sobre a vida. No embalo dos traços
curvos, nos identificamos com os desafios de nossa existência e as incertezas
de um futuro que, dia a dia, estamos descontruindo.
O
amigo e artista sempre conseguiu ser leve, alegre e claro. Com bem diz no
prefácio de Curvilineando, a artista Cláudia Lyrio, Diniz “tem uma graça alegre
de quem olha a vida conclamando seus amigos a partilhar pensamentos os quais
parecem tantas vezes simples, mas manifestam aguda crítica ao contexto do mundo
em que vivemos”.
O ZecaBlog recomenda essa obra, lembrando o velho e eterno ditado: rir ainda é o melhor remédio.
Desenhos no Instagram - @diniztribeiro
Comprar o livro – Contato pelo (031)984661192


Nenhum comentário:
Postar um comentário