domingo, 21 de junho de 2026

Diniz lança livro de charges "Curvilineando"

Diniz, em noite de autógrafo, em Ouro Preto (MG)

Os amantes das charges têm muito o que comemorar. Foi lançado, no mês de maio, um livro que se mostra atrativo a começar pelo título: Curvilineando. Depois, pelo autor, o geólogo Diniz Tamantini Ribeiro, formado pela UnB, paulistano de nascença, viveu em Brasília e em vários estados brasileiros, com um cultura universal e um visão de mundo acolhedora, realizadora e, principalmente, revolucionária.

Diniz começou a desenhar no ambiente universitário emprestando seu talento à luta de então pelo fim da ditadura militar e a redemocratização do país. Na mineração, teve oportunidade de agregar aos traços, culturas diferentes, influencias diversas, sempre enriquecidos pelo bom-humor e pelo humanismo que lhes são peculiar.

Além de apaixonado pela família – a esposa Adélia, os filhos Tomás e Elisa, e o neto recém-nascido Iberê – é um agregador de amigos, colecionador de histórias e um eterno incentivador das atividades culturais. Convivendo há dez anos com o Parkinson, abriu mais uma janela para comunicar-se com o mundo da forma que sempre lhe foi peculiar: alegre e otimista.

Diniz, com Adélia e os filhos Tomás e Elisa

Em sua obra, os traços retilíneos, raros, conduzem-nos, com segurança, a um lugar distante, desconhecido, bem pra lá do infinito, sem que nos percamos na jornada prazerosa e instrutiva.  Mas, são as curvas que delineiam as charges, nos mostram o belo, o engraçado, o irônico e as aventuras vividas e presenciadas ao longo de uma luta não apenas para sobreviver, mas principalmente para que todos vivam e o mundo sobreviva a tantas intempéries.

Suas charges nos fazem refletir com inteligência sobre a vida. No embalo dos traços curvos, nos identificamos com os desafios de nossa existência e as incertezas de um futuro que, dia a dia, estamos descontruindo.

O amigo e artista sempre conseguiu ser leve, alegre e claro. Com bem diz no prefácio de Curvilineando, a artista Cláudia Lyrio, Diniz “tem uma graça alegre de quem olha a vida conclamando seus amigos a partilhar pensamentos os quais parecem tantas vezes simples, mas manifestam aguda crítica ao contexto do mundo em que vivemos”.

O ZecaBlog recomenda essa obra, lembrando o velho e eterno ditado: rir ainda é o melhor remédio.


Serviço:
Desenhos no Instagram - @diniztribeiro
Comprar o livro – Contato pelo (031)984661192 

Nenhum comentário:

Postar um comentário