quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Carnaval dos Amigos, ufa! Enfim, chegou a grande festa!

Rener Bilac, folião de raça, e um dos fundadores do Carnaval dos Amigos
Carnaval é estado de espírito. Faz parte da alma alegre, divertida e despojada do povo brasileiro. Quando chega o ano novo, não se fala em mais nada. Crise econômica, lava-jato, inflação, desemprego, preço dos commodities, estado islâmico... as águas vão rolar e nada disso descerá a avenida, a não ser que seja para ser ironizado, esculhambado pelas fantasias e tema das marchinhas espirituosas.
De algumas décadas para cá, o verdadeiro carnaval, de rua, das marchinhas, frevos e outras delícias, felizmente, ganhou espaço pelo Brasil afora. Extrapolou o eixo Rio-Bahia-Pernambuco, num colorido bem brasileiro de raças, cores e ritmos diversos e enlouquecedores.
Foi neste contexto que surgiu o Carnaval dos Amigos, em Goiânia, Goiás. Como o próprio nome diz, nasceu do sonho de alguns amigos que adoravam curtir o Carnaval juntos, procurando sempre encontrar um local que pelo menos lembrasse a tradição dessa festa tão brasileira. No ano de 2003, pela primeira vez, saiu às ruas de Goiânia, o Bloco dos Amigos, depois de uma árdua e sofrida tarefa de concentração no Flamingo, às custas de muito chope, caipirinhas e feijoada.
Pronto. Foi o suficiente para ser criada a tradição. Novos blocos foram surgindo, todos com a mesma filosofia de resgatar o verdadeiro carnaval de rua, dos blocos e da alegria, valorizando-se a espontaneidade. Este ano o evento acontece no dia 30 de janeiro, primeiro sábado anterior ao sábado de carnaval. Pelo menos seis blocos já estão garantidos: Bloco dos Amigos, Zeferino, Café Nice, Não Enche Meu Sax, o da Imprensa e o Habeas Corpus, que, data venia, é dos advogados.

A turma do Concentra, concentra, concentra, concentra... mas não sai
Neste sábado, dia 23, o pessoal do Carnaval dos Amigos realiza o já tradicional Concentra, Mas Não Sai. Uma espécie de preparação para o grande dia, uma forma de desenferrujar as juntas da moçada e também da velha guarda, que ninguém é de ferro. O “concentra” deste ano vai ser no Mercado Popular da Rua 74, a partir da 14h de sábado. Temos que elogiar o profissionalismo dessa turma. Carnaval não é coisa pra amadores.
Tenho orgulho de ser amigo dos amigos do carnaval, e ter contribuído para o surgimento dessa festa maravilhosa. Lá nos primórdios, fizemos, em parceria com Jorge Luís Carvalho, algumas músicas para ajudar a animar a turma e mostrar a cara do que se pretendia fazer. Deu certo. Hoje o Carnaval dos Amigos faz parte das atrações turísticas de Goiânia e é festa consagrada em todo o Centro-Oeste.
Chega de conversa. Vamos ouvir músicas e contemplar fotos para matar saudades e preparar o espírito carnavalesco deste ano. Abaixo, um vídeo produzido pelo ZecaBlog.

Quem quiser ver as publicações anteriores, basta clicar nos links abaixo:








2 comentários:

  1. Zé Carlos, já estou com saudade do seu café...
    Pena não estar aí para participar dessa festa tão linda, mas aguarde-nos, ano que vem estaremos "pulando qui nem pipoca" no Carnaval do amigos. abraço Carlos e Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos e Márcia, vou mandar reservar a camiseta de vocês do ano que vem. Anotem aí: será no dia 18 de fevereiro de 2017. Já podem colocar na agenda. Abraço.

      Excluir