quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Blog faz seis anos com 300 mil visualizações de páginas


A comunicação mudou no século XXI, graças à rápida e ampla evolução da tecnologia, que tornou o mundo pequeno, aproximou os lugares mais distantes por meio de redes sociais de intensa atividade e de fácil acesso. Mergulhei nessas veias abertas desde os primeiros momentos, e estou por elas transitando e sobrevivendo, ainda. Embora participe mais intensamente do Facebook, tenho grande paixão mesmo é pelo blog.
O ZecaBlog está fazendo, neste mês carnavalesco de fevereiro, seis aninhos de existência, voltado para a cultura em todo o seu universo de expressão, desde as raízes à modernidade das novas tecnologias. O blog alcançou, no dia 09 de fevereiro, a significativa marca de 300 mil visualizações de páginas, desde que começamos naquele distante 16 de fevereiro de 2011, com a bela e expressiva poesia Áspera Flor, de Itaney Francisco Campos (para ler, clique aqui).
A partir de então, foram diversos e prazerosos os mergulhos pela nossa cultura, desde a terrinha Uruaçu, passando pelas mais diversas expressões regionais e nacionais, até a imensidão cultural de lugares como Japão, Cabo Verde, Caribe, Estados Unidos, França, Portugal e tantos outros recantos desse, como diria Carlos Drummond de Andrade, mundo vasto mundo.

Foi delicioso pesquisar e escrever sobre música, poesia, literatura, artes plásticas, cinema, teatro, dança, folclores, e também postar minhas ousadias poéticas e de cronista. Mais agradável ainda ter escrito sobre artistas como Baudelaire, Sandro Botticelli, Tom Jobim, Chico Buarque, Elomar, John Lee Hooker, passando pelos poucos conhecidos, como Vítor Garbelotto, Victor Ramil, Gamela, Joaquim Jaime, até os anônimos conterrâneos Zequinha, Mestre Plínio e Tia Zizi.
Prazeroso também foi ter colaboradores como Matheus Carvalho, Emília Ulhôa, Jean-Marie, Renato Pinto e tantos outros, além dos quatro conterrâneos que enviaram mensagens de congratulações ao blog; Itaney, Ítalo, Juracema e Sinvaline. As primeiras portas para o ZecaBlog foram abertas pelo amigo Inorbel Maranhão Viegas, a quem devemos o nascedouro de tudo isso. O blog não teria sobrevivido se não fosse o estímulo de apoiadores e incentivadores como o parceiro Jorge Luiz Carvalho, Márcia Dutra, Mônica Silva, Marco Túlio (Tuim) e muitos outros.
Vamos seguir adiante. O universo da cultura é amplo e irrestrito. Ainda há muito a pesquisar, conhecer e divulgar para os amigos e amigas, que, com paciência inexplicável, tem nos acompanhado passo a passo ao longo dessa estrada.
Como diria Fernando Pessoa: “Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito”.
Beijos blogueiros, bloguistas e blogados.

A internet é um mundão velho sem porteira! Por isso, chega de tudo! Chega do bom ao ruim. Mais de bom do que do ruim, diga-se, em favor dessa trama labiríntica, sem o fio de Ariadne. A vinda do ZecaBlog, por exemplo, compensou muita, muita coisa lamentável. Com suas crônicas líricas, inteligentes, bem-humoradas, mas, quando preciso, cheias de indignação, o blog do Zé Carlos enriqueceu nossas incursões pela rede mundial. Na rede do Zeca, recolheram-se estórias e história, muita prosa e poesia, belas imagens, viagens, visagem, poesia e até um pouco de melancolia! E não raro descobrem-se pérolas palpitantes nas conchinhas! Foram 300 mil passantes, 300 mil navegantes nesses remansos de boa escrita, lúcida, crítica, e auspiciosas notícias! Vida longa ao blog do Zeca!
(Itaney Francisco Campos)

“... milhões te adoram, e sem favor algum, entre os milhões, eis aqui mais um" ... saúdo o ZecaBlog com este trecho da canção de Pedro Caetano: Vitória Cidade Sol. Em meio a tantas bobagens que circulam na rede, o Zecablog é uma seara de bom gosto, ao nos trazer temas como literatura, sustentabilidade, fotografia, música, educação, esporte, turismo. De forma leve, o blog me informa, me orienta e me faz sorrir. Parabéns ZecaBlog! Continuarei seguindo seus posts pela vida afora.
(Ítalo Campos)


O ZecaBlog completa seis anos, nos ofertando sempre cultura, belas poesias, informações imprescindíveis. Acompanho o blog desde seus primórdios e tenho orgulho de ter participado com algumas colaborações. Visualizar é enaltecer a alma!
(Juracema Barroso Camapum)

Navegar no ZecaBlog é voltar no tempo, se atualizar lendo notícias, lembranças, críticas e muita poesia! Parabéns!
(Sinvaline Pinheiro)


6 comentários:

  1. Tenho poucas palavras para escrever. As muitas deixo para quem nos faz viajar, pensar e repensar sobre tudo. Viva , Zezão! 300 mil leitores. 300 mil acessos para nos fazer mais inteligente e quem sabe , nos tornarmos um intelectual como o autor.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Grande Tuim, eu que agradeço pelo seu acompanhamento, incentivo e divulgação dos textos do blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Do amigo Iliomar recebi o seguinte e-mail:
    Zé,
    Confesso a você minha paixão pelo blog. Sempre me delicio com seus artigos, comentários e informações, todos em grande estilo, de grande leveza, inteligência e apurado censo crítico de que só o grande jornalista é portador. Parabéns Zé Carlos.
    Beijos em seu coração.
    Iliomar

    ResponderExcluir
  4. Da amiga Zínia Araripe recebi este e-mail:
    "Parabéns, Zezão!!! E cada vez mais sucesso ao Zecablog"

    ResponderExcluir
  5. Zezão, você e suas poesias são presentes valiosos que nos fazem viajar por terras menos áridas do que as que estamos pisando atualmente...no sentido poético Zezão, não tem nada a ver com nossa CAESB...kkkk parabéns meu amigo, você é demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, você sempre muito atenta às coisas do blog e sempre muito gentil. A poesia e a música, realmente, são duas grandes paixões na minha vida. Obrigado pela participação.

      Excluir