segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

13ª Festa Literária na riqueza cultural de Pirenópolis

Foto de Ana Póvoas

Aqueles que amam a literatura têm muito o que comemorar neste mês de dezembro. Do dia 6 a 9/12, ocorre a 13ª Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri 2023, com a expectativa da presença de 5 mil pessoas, que poderão desfrutar de uma programação estimulante, composta por palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposição, caminhada poética, livraria, saraus, oficinas e encontro de ilustradores.

Tudo isso na encantadora cidade goiana, tombada pelo Iphan como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que tem uma tradição secular de vida cultural ativa e estimulante. Pirenópolis recebe o evento investindo no poder transformador da palavra e na expansão de horizontes políticos, econômicos, sociais e culturais por meio dos livros.

Foto de Ana Póvoas

Segundo a escritora, idealizadora, coordenadora- geral da Flipiri e vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (DF), Iris Borges (foto acima), a Festa Literária está se consolidando como um tradicional destino literário do país. Ela lembra que o evento “está sediado em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas”.

Iris Borges ressalta que está feliz com “o caminho que trilhamos, pois ao mesmo tempo em que alcançamos relevância nacional, mantemos o compromisso com a comunidade local, sobretudo a educacional”. Chama a atenção, também, a capacidade de o evento convergir abrangência com valorização de suas origens, o que se destaca tanto na reflexão suscitada pelo tema “Os Vários Brasis -- As Belas Faces de um Povo”, como na instituição homenageada, a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música -- Aplam. 

Foto de Ana Póvoas

O curador literário do evento e presidente do Instituto Cultural Casa de Autores, o jornalista Maurício Melo Júnior (foto acima), reforça que “vivemos num país continental, com incontáveis falares, mas nos entendemos como povo unificado pela língua e pelos sentimentos. Somos a mistura de portugueses, africanos e povos originários, as ‘três raças muito tristes’, segundo o poeta Vinícius de Morais. Mas desse advento de tristeza construímos celeiros de felicidades, o que está dito em nossa trajetória literária. Somos um único povo, uma única raça. Este é o lema, a convivência pacífica e fraterna entre irmãos que a Flipiri de 2023 quer difundir”.

Na base do projeto idealizado por Iris Borges, está a Flipiri Itinerante, que fomenta o hábito da leitura desde a primeira infância com doação de livros e ações com a rede pública de ensino. Neste módulo, desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Educação do município, sob o comando de Márcia Áurea, este ano as atividades priorizam a educação infantil e os anos iniciais, envolvendo 3 mil alunos e 200 educadores. Segundo Márcia, a ida do autor à escola é o momento mais esperado da festa. “Com exposições produzidas pelos próprios alunos, a Flipiri Itinerante se destaca pela diversidade artística e literária”. Em 2023, a primeira etapa aconteceu em novembro e esteve em oito escolas do campo. Já a segunda, de 6 a 8 de dezembro, contemplará outras 10 instituições.

Flipiri Itinerante visita as escolas - Foto de Ana Póvoas

Assim como o conteúdo, uma das características que faz da festa Literária uma experiência tão agradável é a própria cidade. A programação cultural se concentrará no Centro Histórico e, além da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, destaca dois aparelhos emblemáticos da cultura goiana: o Teatro Sebastião Pompêo de Pina e o Cine Theatro Pireneus. 

Entre uma atividade e outra, o cenário que combina a beleza da Serra dos Pireneus com a arquitetura colonial, encanta. Sem falar na convidativa gastronomia e nos passeios ecológicos. “A Flipiri conquistou lugar especial no calendário de festividades de Pirenópolis. É uma oportunidade para promover a literatura, fortalecer nossa cultura e impulsionar o turismo pedagógico”, destaca o prefeito Nivaldo Melo.

Flipiri incentiva o hábito da leitura - Foto de Ana Póvoas

Aberta ao público, a Flipiri, estenderá parte de sua programação ao mundo digital. Palestras e oficinas serão transmitidas via redes sociais e disponibilizadas na íntegra pelo canal de YouTube do evento.


Serviço:
Festa Literária de Pirenópolis – Flipiri
De 06 a 09 de dezembro
Pirenópolis/Goiás
Entrada Franca
Site: https://flipiri.com/
Instagam: @flipiri­_ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário