domingo, 17 de dezembro de 2023

Festas de fim de ano também são cultura, e democracia


Comemorações de fim de ano também são cultura! Trazem um viés interessante e bem-vindo de valorização dos laços afetivos, de troca de informações, vivências e experiências, tanto no plano do trabalho, como também, e principalmente, da vida. Coloco neste cenário, a comemoração de fim de ano da Ouvidoria-Geral do SUS, do Ministério da Saúde, onde trabalho. A reunião foi na nossa casa, num ambiente regado a muita alegria e confraternizações.

Esse tipo de evento – marcado pelo encontro físico de membros de equipes – tornou-se mais comum nas últimas décadas. Vem sendo ampliado e estimulado pelas empresas e órgãos públicos, justamente por fortalecerem o espírito de equipe e a todos preparar para desafios futuros.

Na nossa OuvSUS não é e nem poderia ser diferente. A gestão do Ministério da Saúde, em sintonia plena com um governo democrático, que busca a união e a reconstrução do Brasil, o foco principal está em construir alternativas para uma maior participação social, ampliando e modernizando os canais de comunicação entre população e os órgãos que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) - tão aplaudido e recomendado por outros países.

Esse tipo de comemoração tem-se mostrado eficiente para fortalecer a coesão da equipe como um todo, oferece oportunidade ímpar para construir laços interpessoais mais profundos, e os colaboradores sentem que estão tendo condição para compartilhar experiências pessoais, descobrir interesses comuns e, dessa forma, fortalecer relações que vão além das demandas profissionais.

Tem ganhado dimensão no Brasil deste século justamente por propiciar uma dinâmica de equipe, promovendo ambiente de trabalho mais colaborativo e amigável. Segundo especialistas, a confraternização é propícia para fomentar a comunicação aberta e a integração entre os diferentes setores de uma empresa ou de um órgão público.

Aconteceu no nosso evento de fim de ano, na sexta-feira (15/12), como acontece em outros com objetivos semelhantes, o reconhecimento e a valorização dos colaboradores por tudo que foi feito ao longo do ano que se encerra.  

Gestos simples, como premiações simbólicas e a expressão de gratidão durante o evento, elevam a autoestima dos colaboradores, assim como reforçam a ideia de que cada contribuição é fundamental para o êxito da equipe como um todo. Percebe-se, facilmente, que a confraternização naturalmente estimula o engajamento e a motivação de todos os membros da equipe.

Isso é cultura. É enriquecimento dos modos de viver em sociedade, seja no ambiente de trabalho ou em sociedade. Sendo cultura, é – e sempre será – tema para o ZecaBlog. E mais uma vez, nos dedicamos a tratá-lo por aqui, com a esperança e o sonho de poder ajudar no engrandecimento de todos que querem construir uma nova sociedade, um novo mundo, mais justo, verdadeiramente democrático e humanizado.

4 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras, Zeca, concordo plenamente que esses momentos fortalecem os laços entre os colaboradores e contribuem para um ambiente de trabalho mais harmonioso e menos competitivo, já que, independente do trabalho realizado por cada um, todos nós temos o mesmo objetivo. Agradeço pela recepção e pela confiança em abrir as portas da sua casa pra nos receber com tanto carinho. 🙌🥰

    ResponderExcluir
  2. Esses encontros informais fortalecem as amizades, promovem maior entrosamento e conhecimento entre os colegas de trabalho, além de serem muito divertidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua avaliação. Grato pela participação aqui no blog.

      Excluir