sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Quando a Poesia e a Música se encontram

Musicar um poema é acentuar-lhe as emoções, disse, certa vez, o poeta português Fernando Pessoa, um dos mais geniais da literatura mundial. Ele teve alguns de seus textos musicados, como canções-concertos de raras belezas, admirados no mundo das artes.

No Brasil, vários poemas foram musicados. Podemos citar Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Cecília Meirelles, Haroldo de Campos e, como não poderia deixar de ser lembrado, Vinícius de Moraes, o nosso “poetinha”, entre tantos outros.

O compositor e cantor Raimundo Fagner teve a sensibilidade e a ousadia de musicar o poema Fanatismo, da também portuguesa Florbela Espanca, trazendo para nossa alma a beleza infinita desses versos:

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!…”

Música e poesia são artes que se cruzam no tempo. Sempre existiu uma vontade de conciliação dessas duas formas diferentes de comunicação e expressão. Mas, esse tema me foi despertado, no dia de hoje, ao receber, bem cedo, um poema do amigo, jornalista, poeta e escritor Maranhão Viegas.

Fez-me lembrar que, em 2011, no nascedouro deste blog, tive um poema musicado por Ocelo Mendonça, multi-instrumentista, arranjador, professor de música e membro da Orquestra Nacional do Teatro Cláudio Santoro. Ocelo gravou os instrumentos e foi acompanhado pela bela voz do cantor Leonel Laterza.

Maranhão recorda ter escrito uma poesia que virou letra de música. Ele frisa que “não pensava em música quando escrevi. Pensei em poesia. Mas a música já estava ali, desde sempre. Foi o que me disseram mais tarde Marcos Mendes e Maria Cláudia, criadores da melodia, dos arranjos… e intérpretes gentis que deram tratos ao que escrevi. Fazendo poesia virar melodia”.

Assim, os dois momentos do passado cruzaram-se no presente por mero acaso da paixão de dois jornalistas por poesia e música. Resolvi compartilhar com os amigos e amigas do ZecaBlog. Espero que apreciem e possam fazer suas considerações sobre o encontro dessas duas artes.

Beijos poéticos e musicais no coração.

Desvarios
José Carlos Camapum Barroso
 
Hoje em meu desvario
Vou perguntar aos céus
Qual será meu desafio
Na hora do último adeus
 
Vou perguntar ao tempo
Que é senhor da razão
Se amanhã o sofrimento
Será menor que a paixão
 
Vou perguntar às paredes
Se devo ouvir e calar
Palavras que matam a sede
Escondem o sentido do verbo amar
 
Não quero um novo dia
Antes d’a noite chegar
A lua tem como agonia
Os raios do sol a brilhar
 
Não quero em meu desvario
Notas de dor, compaixão
Se choro aumenta o frio;
Se canto, chega o verão
 
É noite já vem o dia
É dia já vai escurecer
Faz tempo essa agonia
Meu desvario vai adormecer...

O teu olhar e o meu
Maranhão Viegas
 
O teu olhar e o meu
veem a mesma direção
 
O teu invade o guardado
O meu já sabe que não
 
Vista de longe a paisagem
Viagem na contramão
Esfrego os olhos aflito
recorro à intuição
 
Ei, sujeito, se emende
Abra o olho, ele te mostra
O olhar que tens aí dentro
Já encontrou a resposta
 
O olho fechado é cego
O olho aberto é clarão
Pra um olho que inveja o vento
Ventania é furacão

Nenhum comentário:

Postar um comentário