quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dia da Tolerância é esquecido em plena intolerância


Tolerância é palavra desgastada no dicionário da humanidade. Segunda-feira passada, dia 16 de novembro, foi o Dia Internacional da Tolerância, mas pouca ou quase nenhuma referência ao tema e à grandeza do seu significado se viu pelas redes sociais e nos meios de comunicação. E a data caiu este ano poucos dias depois de dois atos de barbárie e de total intolerância praticado pelo Estado Islâmico: nas ruas de Paris e nos céus do Egito, contra um avião russo, que tiraram a vida de centenas de pessoas e atingiram conquistas universais, como a liberdade e a democracia.
A intolerância aumentou, ou pelo menos está mais visível e notória, nesses tempos de comunicação on line, pelas redes sociais, em um mundo globalizado. A perseguição e o ódio a pessoas por suas convicções políticas, religiosas, ou pela cor de sua pele ou sexualidade, enchem as páginas das redes sociais e outros ambientes.

O Dia Internacional da Tolerância foi criado há quase 20 anos, pela Organização das Nações Unidas (ONU), justamente para combater a intolerância e o preconceito, de forma a assegurar que a pluralidade cultural da humanidade possa subsistir com harmonia e contribuir para o engrandecimento dos povos. Daquela data até o dia de hoje, milhões e milhões de pessoas foram vítimas de racismo, homofobia, ou intolerâncias religiosas, feridas em suas dignidades, na alma e na própria carne, ou mesmo “pagaram” com a própria vida.

Para concluir, sem finalizar, lembro as sábias palavras do filósofo Voltaire: “A primeira lei da natureza é a tolerância – já que temos uma porção de erros e fraquezas”. Claro, tem muita gente por aí, tão próxima da perfeição que quem atribuir a ela erros e fraquezas estará assinando sua própria sentença de morte.
Mas, a humanidade, graças à cultura, às artes e aos pensadores, já superou intolerâncias outras, não sei se maiores ou menores, mas, intolerâncias.
Que a poesia nos ajude!
Tolerância
José Carlos Camapum Barroso

Tolerar o intolerável
Por mais deplorável
Que venha a ser
Por mais indesejável,
De tão inaceitável...
Resplandecer!

Aceitar o inaceitável,
Quando o inevitável
Vier sobreviver
Ao ato inigualável
De uma insuperável
Dor do prazer.

Buscar o desejável,
Onde inalcançável,
O ato de viver
Sente-se deplorável
Ante o insaciável:
Matar e morrer.

(Brasília 19/11/15)

Um comentário:

  1. Do amigo, artista plástico e agricultor Jean-Marie, recebi o seguinte texto por e-mail:
    "Tolerância pode ter limites e não pode tolerar o intolerável. O que é o intolerável ? O racismo, a corrupção, o crime, ect. tudo que prejudica o próximo. Eu não gosto, de fato, a indulgência excessiva convertida no termo de Tolerância como uma panaceia para as infelicidades do mundo e de desculpa para o que tem de pior as vezes. E para isto que escrevi este pequeno texto um pouco irônico, mas não tão expressivo que sua poesia. Admitir as diferencias é tolerância, aceitar os abusos é intolerável."

    ResponderExcluir