sábado, 28 de janeiro de 2017

Avenca bonita é sinal de sorte, traição ou...


Minha mulher sentenciou, neste sábado, que avenca quando bonita demais é sinal de que o dono da casa está traindo. Fiquei calado, mas não pisquei. Dois vasos de avenca aqui de casa estão lindos de morrer. E essas sabedorias populares erram com frequência, como no exemplo em questão.
Adiantum Capillus Veneris, também conhecida como Cabelo de Vênus, é uma planta delicada, sensível, sucumbiria com facilidade ao desamor, à traição, aos olhares fingidos de qualquer morador da casa. Mudança no ambiente a avenca sente, murcha, e perde o brilho e a beleza. Exige cuidados constantes e bons fluidos.


Avenca é originária do Brasil, México e também dos Estados Unidos. Se Donald Trump descobrir esse parentesco da planta, provavelmente, vai assinar mais um decreto proibindo importação de avencas e mandando devolver as que, porventura, tenham entrado pela fronteira mexicana. Já o presidente mexicano, condenado a pagar os custos de tão relevante monumento para a humanidade, terá o direito de pendurar vasos de avenca no muro, mas, só do lado mexicano.
Todos nós somos frágeis como avenca. 

Avenca
José Carlos Camapum Barroso

Avenca no quintal
Se não te quero mal,
Devo querer te bem,
Mesmo que falem de ti
O que um dia ouvi,
Entre soluços de alguém:

“Avenca do coração
Tirastes a minha paixão,
Meu amor exacerbado.
Espalhastes pelo chão
O que havia de ilusão
Num frasco guardado”.

Galhos que secaram,
As folhas murcharam...
Um verde desbotado...
São traços de ilusão,
Distantes do coração
De um amor resignado...




3 comentários:

  1. olá, também me chamam Zeca, a familia e amigos chegados,, meu nome Maria José. Vez por outro venho espreitar o ZecaBlog, e gostei de ver as suas avencas, estão bem bonitas, sinal que são bem tratadas,, também gosto muito de plantas e lembro-me de ter bonitos vasos de avenca em Moçambique, onde nasci, e em São Paulo onde morei de 1976 a 1993, quando vim para Portugal, e aqui tenho mas não fica vaso cheio, no inverno é muita umidade e ela, a avenca não gosta. Bem, obrigado por este papo e até uma próxima oportunidade, se for caso disso,, (meu email santos.zeca@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zeca. Na verdade as avencas devem muito mais a Stela, minha mulher. Ela que tem boas e cuidadosas mãos. Eu tenho bons olhos e sensibilidade para admirar a beleza da natureza. Obrigado pela sua participação.

      Excluir
  2. Tenho muitas mudas no barranco do meu pátio. Nunca cultivei apenas brotam.
    Quero cultivalas e ver se sou boa nisso. .

    ResponderExcluir