terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Iracema faz 80 aninhos e voou para Camboriú

Iracema e Juarez (in memoriam) nos inesquecíveis bailes de Uruaçu
Minha mãe Iracema faz 80 aninhos de idade, hoje, dia 26 de dezembro, um dia depois que Jesus Cristo completou 2.017 anos a guiar nossos passos. Essa piauiense, como todo nordestino, é forte e vencedora. Foi batizada com o nome pomposo de Maria Iracema do Perpétuo Socorro Coelho Barroso. Depois, ao se casar, fez um corte substancial nesse nome de família real, passando a se chamar Iracema Barroso Camapum.
Ficou órfã com apenas nove anos de idade. A partir de então, passou a trabalhar na casa dos parentes, no pesado, cuidando das crianças menores, tirando água da cacimba, e carregando lata na cabeça. Até que veio pra Goiás, em pau-de-arara, de carona com Florisbela (dona Flor), que viria a ser nossa vizinha em Uruaçu.

Quase não embarca para a terra prometida. Dona Flor só tinha autorização para levar uma das filhas do viúvo Edgard Barroso, a caçula Enoy, sua única irmã. Os quatro irmãos já tinham vindo para Goiás com o pai. Quem garantiu o embarque dela, por incrível que pareça, foi uma mulher considerada “de vida fácil” (imaginem!). Quando viu minha mãe chorando, porque não iria embarcar, chutou o balde: “Essa menina não pode ser separada da irmã; isso é um crime, não se aparta duas irmãs dessa forma”!
Veio. Ajudou a constituir a imensa família Camapum Barroso que se espalhou pelo Centro-Oeste e Brasil afora. Não foi fácil sua vida na pequena Uruaçu, uma cidade em formação, sem água, luz, saneamento básico, muito tradicionalismo e uma boa dose de preconceitos, espalhados pelas ruas de terra, poeira e enxurradas.
Mas, seguiu. Venceu dificuldades. Ergueu uma família bonita, unida e que deve todo sucesso a ela. E ainda teve a capacidade, mesmo com pouco estudo, de ter uma visão moderna da vida, livre de preconceitos e distante das injustiças. Tem um rol de amizades de dar inveja.

Hoje, data do seu aniversário, está em Camboriú, Santa Catarina, visitando sua filha Juracema e curtindo praia e barzinho (foto ao lado). Com certeza, já recebeu dezenas de telefonemas de parentes e amigos de todos os cantos desse Brasil imenso. Tem dois aparelhos de celular, de operadoras diferentes, para baratear custos e poder falar mais tempo com tanta gente, inclusive as rápidas ligações para os “ficantes”. Ela recentemente descobriu que “ficar” é bem melhor do que namorar. Tem WhatsApp e conta no Facebook
Por tudo isso e muito mais, ostenta razões de sobra para comemorar seu aniversário. Como costuma dizer: “Tive mãe só por nove anos e sou mãe desde que completei 16 anos de idade”. E nós os quatro filhos respondemos: “Uma mãe incomparável, inigualável e insubstituível”. Melhor do que esta só a mãe de todas as mães, mas, essa está no céu!
Parabéns, dona Iracema, que essa data se repita por muitos anos!



7 comentários:

  1. Linda sua homenagem para nossa mãe!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa homenagem. Diz o que nossa mãe é. Seu espírito superior. Sua compreensão de vida extremamente sábia. Ela sempre nos elegeu de orgulho.Ela sabe muito,e nós filhos estamos sempre aprendendo na sua companhia, pois é ela que sabe a decisão melhor até hoje! Parabéns pelo texto irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe é um ser sempre muito querido. Mas, a nossa mãe é especial, né, Jurinha?

      Excluir
  3. Tia linda do meu coração! Agora q aprendeu " ficar" está mais linda ainda. Felicidades,feliz aniversário, muitos anos de vida!!! Te amoooo,saudades,bj

    ResponderExcluir
  4. José Camapum de Carvalho31 de dezembro de 2017 às 18:29

    Tia querida, mil beijos e muitas felicidades, te amamos profundamente. A senhora nos faz lembrar com saudades a maravilhosa infância que nós primos tivemos na pacata Uruaçu, sempre nos tratando com muito carinho e respeito. Que tenha um ano pleno de harmonia, carinho e saúde.
    A você primo, parabéns pela bela e merecida homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, bem lembrado. Aqueles bons tempos da infância e da juventude em Uruaçu. Obrigado pela sua participação tão carinhosa aqui no blog. Abraço.

      Excluir