sexta-feira, 1 de junho de 2018

Dia da Imprensa é momento para refletir sobre a liberdade



Há quase 20 anos o Dia da Imprensa passou a ser comemorada nesta data, dia 1º de junho. Até 1999, era comemorado no dia 10 de setembro porque se acreditava ser a data de circulação de um primeiro jornal em território brasileiro: a Gazeta do Rio de Janeiro. Depois, descobriu-se e se comprovou que o primeiro jornal a circular, mesmo que clandestinamente, foi o Correio Braziliense, de José Hipólito da Costa, exatamente no dia de hoje, mas, no ano de 1808.
Correlatas a essa são as comemorações do Dia do Jornalista, em 07 de abril, instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Badaró assassinado por inimigos políticos; do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, no 3 de maio; e do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, no dia 07 de junho.
O importante nessas datas é que elas sirvam pelo menos para valorizar e não deixar cair no esquecimento o valor do trabalho do jornalista e da liberdade de imprensa. É isso que tem ajudado as sociedades a evoluírem, a democracia tornar-se mais forte e os direitos humanos e das minorias serem respeitados.
Nessa era da comunicação em tempo real, com a disseminação das redes sociais, o papel do jornalista profissional, atuando seja em que tipo de veículo for, ganhou relevância. Mais do que nunca passou a ser fundamental que se tenha cultura, formação técnica e equilíbrio emocional e bom senso. A rapidez de propagação das notícias exige mais ainda do jornalista para que possa cumprir seu papel na plenitude que a profissão exige, e naquela dimensão que a sociedade espera de todos nós.


Liberdade é a principal bandeira para se erguer em qualquer dessas datas em que se comemora o trabalho do jornalista, seja na imprensa, no rádio, na televisão, nas assessorias ou nos mais diversos veículos surgidos na era digital. Sem liberdade não se exerce a profissão de jornalista. É a melhor arma que temos para enfrentar a intolerância, o preconceito, o autoritarismo e a violência.
Há muito para se comemorar nesse Dia da Imprensa. Mas, na verdade, o que se tem para conquistar e alcançar nesse cenário tão tenebroso é ainda muito maior. Enquanto houver injustiças, desigualdades, fome e autoritarismo, ainda termos muito por realizar. O mundo desumano nos obriga a existir, e a lutar.
Salve o Dia da Imprensa e a Liberdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário