domingo, 15 de novembro de 2020

Seu Teodoro faria 100 anos de amor à cultura popular

Seu Teodoro faria 100 anos neste mês de novembro. Um século desse maranhense, nascido em São Vicente de Férrea, que dedicou sua vida à cultura popular, adotou Brasília como a sua terra e foi adotado como mais um imigrante fundador e construtor do sonho da nova capital.

Com ajuda de amigos, fundou o Centro de Tradições, no ano de 1963, no começo apenas um barraco de taipa, mas cheio de vida e de sonhos. Deixou como legado o Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, patrimônio imaterial do Brasil.

Em sua homenagem, o Instituto Rosa dos Ventos, por meio do Circuito Candango de Culturas Populares, organizou atividades em feiras populares que começam a partir deste domingo (15). A primeira comemoração será em Ceilândia, na Feira Permanente do Setor Oeste. A última, dia 29, na Feira da Torre de TV (Veja a programação abaixo).

Não podemos nos esquecer que o Bumba-meu-boi, assim como a Folia de Reis, é uma das últimas trincheiras de resistência da cultura popular aos tentáculos da indústria cultural no mundo globalizado. A força dessas manifestações estão exatamente no seu caráter popular, na simplicidade como são organizadas e executadas.

Pelo Brasil afora, comunidades de pescadores, lavradores, peões e tantas outras se organizam em torno de manifestações culturais de caráter popular, e trazem nas suas bandeiras o orgulho daquilo que executam. Foi assim com Mestre Teodoro. Ele chegou em Brasília no ano de 1961 e morreu em 2012. Viveu por aqui, e nos presenteou com sua arte popular, durante mais de meio século.

Brasília é uma cidade moderna, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, justamente pela modernidade de sua arquitetura e do projeto urbanístico. Mas, está circundada por manifestações culturais de caráter  popular. Por aqui, são cultuadas não apenas a folia, mas também a catira, o bumba-meu-boi e outras danças e manifestações folclóricas.

Momento importante para saudarmos a cultura popular e homenagear e agradecer a Seu Teodoro por toda a riqueza que ele nos deixou e que será para sempre rica e bela.

Confira abaixo o cronograma de apresentações nas feiras populares do DF:

  • 15 de novembro, às 10h - Feira do Setor O
  • 21 de novembro, às 16h - Feira do Guará
  • 22 de novembro, às 10h - Feira da Candangolândia
  • 28 de novembro, às 16h - Feira de Samambaia
  • 29 de novembro, às 11h - Torre de TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário