segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Se Liga, Juventude chega ao fim com dois grandes espetáculos


Duas atividades culturais relevantes acontecem nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de novembro no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga Norte. Cerca de 1200 adolescentes e jovens do Distrito Federal, ao longo deste ano, participaram do projeto Se Liga, Juventude! envolvendo criatividade, cultura, teatro e fotografia.

Nesses dois dias, o projeto, promovido pela IECAP - Agência de Transformação Social, será concluído, com grande evento aberto ao público, celebrando o talento e a colaboração dos jovens na exposição fotográfica “Olhares da Vila”, com curadoria do repórter fotográfico Celso Junior e produção executiva e direção editorial de Ian Nogueira, e na peça teatral “Equalliz, Um Eco de Integridade”, com direção de Dill Diaz.

Na definição de Renata Oliveira, diretora-presidente da IECAP, “o Se Liga, Juventude tem como tema a integridade ativada em três reflexões-chave: ‘Como eu me vejo’, ‘Eu com o outro’ e ‘Eu no mundo’.  Nele, a prioridade está no reconhecimento das capacidades do jovem, no resgate, construção ou fortalecimento de sua autoestima, tendo como meio a criatividade, a produção artística, a valorização das referências culturais, incluindo aquelas da comunidade a que ele pertence”.

Ela acrescenta que, ao mesmo tempo em que a dinâmica convida à colaboração, “estimula o protagonismo que cada um deve ter em relação à própria vida”.

Equalliz, Um Eco de Integridade é um espetáculo que propõe um diálogo entre a ficção e a realidade. Enquanto um grupo de jovens artistas tem a missão de explorar sua criatividade e buscar um enredo autoral, três personagens embarcam na fantástica jornada de restabelecer o equilíbrio num lugar utópico e cheio de mistérios.

A pergunta que se faz é o que une os dois caminhos? E a resposta, o tema. Por meio da metalinguagem, o espetáculo, que conta com a atuação de 44 jovens, traz para a cena os desafios, as lutas e as descobertas de se mergulhar num processo coletivo. Seja na realidade ou na ficção, o espetáculo nos convida a refletir sobre os limites e os entendimentos que possuímos sobre integridade.

Olhares da Vila reúne obras produzidas por 79 jovens e adolescentes ao longo do projeto Se Liga, Juventude!, partindo do estudo técnico e histórico da fotografia, assim como da reflexão sobre a função social de sua prática, os expositores propõem um diálogo, através de suas produções, sobre a sua formação identitária, segundo a sua faixa etária, os seus dilemas e os seus desafios.

Os momentos de criação ao longo dessa jornada foram marcados por importantes discussões sobre as noções de integridade nos mais diversos campos da vida. Dessa maneira, os jovens lançam mão de diversas feições do campo visual para representar as relações do eu com o mundo: em que medida nós somos aquilo que espelhamos, tendo em vista os nossos valores, princípios compartilhados e propósitos.

Foto de Ana Karoline de Santos Souza

Embora estes artistas vivenciem momentos semelhantes da vida e compartilhem o interesse pela descoberta do mundo através da fotografia, as suas formas de expressar suas questões através de seus trabalhos são as mais diversas e únicas. As fotos que serão apresentadas contaram com a curadoria do fotógrafo Celso Júnior e transitam pelos gêneros da fotografia de rua, do retrato, dos ensaios e da fotografia de arquitetura.

Se Liga, Juventude! 

O projeto é patrocinado por meio de lei de incentivo fiscal com aporte financeiro do Grupo Santa e da Modalmais, plataforma de investimento do Banco Modal, englobou duas trilhas formativas: uma on-line e uma presencial. Na presencial, foram formadas 16 turmas de adolescentes e jovens de 13 a 29 anos, totalizando 442 beneficiários em 9 meses de projeto realizado em Ceilândia, Taguatinga e na Estrutural.

Foto de Pedro Henrique Carvalho Barros

Já para o momento online, 750 pessoas da mesma faixa etária tiveram acesso a temas relacionados à criatividade e cultura por meio de conteúdos e uma experiência gamificada de ensino.

“O Modal é um ecossistema de bem-estar financeiro que acredita na cultura como ferramenta de mudança social. Buscamos transformar vidas por meio de cada serviço que oferecemos e o ‘Se liga, Juventude’ carrega esse mesmo propósito. Com esse incentivo, investimos diretamente no futuro desses jovens”, explica Isabela Sena, gerente de pessoas do Modal.

Foto de Gustavo Borges


SERVIÇO: 
Evento Vila da Juventude
16 e 17 de novembro
Teatro Sesc Paulo Autran- Taguatinga Norte
 
Espetáculo teatral Equalliz - Um Eco de Integridade
Horário: Primeira sessão às 15 e segunda às 20h
Retirada de ingressos na entrada do teatro por ordem de chegada
Entrada gratuita
 
Exposição fotográfica Olhares da Vila
Horário: 14h às 21h
Indicação: Livre
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário