segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Morre o nosso mestre Cristovam, aos 103 anos de idade

Uruaçu está de luto. Morreu, neste domingo, às 22h30, um dos mais ilustres cidadãos da cidade goiana. Doutor Cristovam Francisco de Ávila faleceu, vítima de uma pneumonia, aos 103 anos de idade, plenamente dedicados à família, aos amigos e à sociedade uruaçuense e ao povo goiano, em missões como professor, advogado, promotor de Justiça do estado de Goiás e escritor.

Sua história se confunde com a da cidade de Uruaçu, fundada pela família Fernandes, oriunda do Município de Niquelândia. É emblemática, também, na formação de várias gerações de jovens uruaçuenses, ao longo de décadas. Entre elas, a minha geração que se formou no Ginásio Nossa Senhora Aparecida, no final dos anos de 1960.


Colhemos a sabedoria, os ensinamentos morais e éticos, do professor Cristovam, a quem chamávamos carinhosamente de “Tio Cristovam”, graças à sua cultura inestimável e a sua capacidade de relacionar-se com as pessoas – alunos ou não – de maneira clássica, suave e elegante. Foi nosso professor de Inglês, Francês e Matemática, mas, principalmente e acima de tudo, de moral e cívica e cultura.

Cristovam completou 103 anos no último dia 5 de agosto. Deixa sete filhos, 17 netos vivos, um já falecido (Bruno, filho de Rômulo e Solange) e 23 bisnetos. Uma pessoa com tanta grandeza, sabedoria, deveria viver muito mais. Com certeza, nos deixou por missões mais nobres no reino do céu, sob os desígnios de Deus, ao lado de sua eterna companheira Selenita Campos de Ávila, carinhosamente chamada de dona Nenzinha.


Em sua homenagem, e pela preservação de tão ilustre e distinta pessoa, publico a seguir os versos que dediquei a ele, nosso eterno professor. Nossos sentimentos à família, aos amigos e à comunidade uruaçuense. Que esse homem bom, descanse em paz.

RIP, doutor Cristovam! 

Ao mestre, com carinho
José Carlos Camapum Barroso
 
Ao Mestre, nosso carinho,
Gratidão que não tem par,
Por ter mostrado caminho
Para que pudéssemos trilhar.
 
Ele, o portador de Cristo,
Ensinou-nos a arte de pensar
Para que fossemos vistos,
Então, aptos a caminhar.
 
Mestre, ensinou um dia,
Uma breve e precisa lição:
O segredo da sabedoria
Encontra-se no coração!
 
O conhecer e a bondade
Andam juntos na eternidade...

4 comentários:

  1. Meus sentimentos aos familiares e amigos e que Deus conforte à todos!

    ResponderExcluir
  2. Dr. Cristovam será eternamente lembrado por sua história e dedicação à sociedade e à cidade de Uruaçu. Vá em paz, o Senhor plantou muitas sementes em germinação.

    ResponderExcluir
  3. Meus pêsames a todos e todas que tiveram esse homem como seu Mestre. E também aqueles que dele nasceram e aos que com ele conviveram e compartilham agora a dor das saudades!

    ResponderExcluir