quarta-feira, 18 de junho de 2025

"Dia dos Namorados" é um EP romântico e poético

Os lançamentos musicais aconteciam, no nosso tempo (lá no cenozoico), em discos nos formatos compacto simples (duas faixas), compacto duplo (quatro faixas), Long Play (LP) e álbum duplo. Encantavam o mundo dos apaixonados por música. Nos tempos atuais, estão reduzidos a uma mera sigla “EP”, com significado pomposo de Extended Play. Nem vou tentar pronunciar para não ser motivo de chacota dos meus filhos, muito menos terei ousadia para traduzir. O pai dos burros de hoje, o Google, diz ser o mesmo que “Jogo Prolongado”. Então, EP deve ser parente do LP. Sei lá, entende...

Fiz esse nariz de cera por ter tido o prazer de ouvir e conhecer um EP lançado no Dia dos Namorados. O grupo Sarau da Jezebel, que se dedica a juntar música e literatura, gravou e colocou nas plataformas digitais um Extended Play de oito músicas românticas, embaladas em rock psicodélico, MPB e folk. O EP foi realizado no estúdio do Coletivo Gaffurina, na cidade de Uruaçu (GO), com produção de áudio, gravação, mixagem, masterização a cargo de Pedro Rosa (Guitarrista da banda Casulo Fantasma).

Sinvaline, gravando seus aforismos

Dia dos Namorados vai além de uma peça musical, com composições de Rodrigo Kramer e interpretações de sua companheira de vida e de arte Larissa Kramer. Algumas faixas ganharam acréscimos de belos aforismas da escritora e poeta Sinvaline Pinheiro: dois deles (nas músicas Meu Tempo e Sim, Tudo Faz Sentido) com a sua própria voz; e outros dois (nas músicas Juntinhos e Poeta), na voz da jovem artista Valentina Kramer, filha do casal Rodrigo e Larissa.

Os aforismos de Sinvaline, carregados de sabedoria e lirismo, e as intervenções sensíveis e potentes de Valentina criam pontes entre gerações, fortalecendo a proposta do Sarau da Jezebel de unir diversas formas de arte, embalada pela força da resistência e a suavidade do afeto. Nas palavras do músico, escritor e compositor Rodrigo Kramer, “cada faixa é, ao mesmo tempo, um gesto de amor íntimo e uma declaração pública de que o amor, quando verdadeiro, é sempre arte”.

Valentina, com os pais Rodrigo e Larissa

O EP foi lançado de forma híbrida, em plataformas digitais e num evento presencial realizado dia 7 de junho de 2025, no Ateliê Quilombola, em Uruaçu. Está disponível no Spotify, Youtube e principais plataformas de streaming.

Confiram, leitoras e leitores do ZecaBlog. Vale a pena. É uma viagem musical e poética pelo universo do romantismo, que ficou guardado nas velhas prateleiras dos discos de vinil. 


7 comentários:

  1. Viva arte, a música, a literatura e ao Zeca blog que consegue expor de forma tão acertiva as produções culturais da nosso terrinha Uruaçu. Obrigado Zeca.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rodrigo! Estamos juntos nessa luta pela cultura. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo olhar sensível e generoso para a nossa arte, Zeca! Texto sensacional! Somos seus admiradores 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larissa. E parabéns pelo trabalho cultural de alto nível que vocês estão fazendo. Abraço.

      Excluir
  4. Excelente texto, Zeca! Apresenta muito bem esse trabalho incrível do Sarau da Jezebel, um álbum/EP que verdadeiramente fala de amor e toca os nossos corações. Viva o Coletivo Gaffurina!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva! Viva o trabalho cultural que está sendo feito em Uruaçu com talento e dedicação! Obrigado.

      Excluir