terça-feira, 5 de junho de 2012

O fantástico mundo amador de belas cantoras brasileiras

De trás pra frente: Adriana, Hérika, Alana e Josiane - foto Marco Peixoto
Já disse aqui e não canso de repetir: o mundo da música é fantástico. E o Brasil é um país, graças a Deus, rico nessa arte tão universal. Por caminhos diversos, tive a oportunidade de conhecer alguns talentos que ainda – não por muito tempo – navegam pelas águas do oceano amador. Na Caesb, empresa de saneamento aqui de Brasília, onde estou fazendo assessoria de Comunicação, conheci quatro cantoras que se aventuram pelos caminhos dos festivais. São elas: Adriana Mendes, Alana Oliveira, Herika Cavalcanti e Josiane Silva.
Na empresa, elas exercem atividades técnicas, burocráticas, em áreas distintas, mas todas voltadas para o engrandecimento da Companhia. Nos concursos culturais, elas são, algumas vezes, concorrente entre si, mas se respeitam e até trocam experiências. Acham que a dedicação a atividades culturais, não apenas à música, ajuda a superar o estresse do dia-a-dia e a renovar energias.
Recentemente, num post sobre o grupo Casuarina, um leitor chamou-me a atenção para uma cantora de Amparo, estado de São Paulo, com o nome artístico de Lisa Mineira, que começou a cantar em festivais no ano de 2010 e já está se firmando na profissão, juntamente com os músicos que sempre a acompanham: Caíque Neri e Lucas Negri, que também são parceiros de Lisa em composições.
São gratas surpresas que resolvi compartilhar com os amigos do blog. No caso das meninas da Caesb, por enquanto, só consegui o áudio das cantoras Adriana Mendes (Minha Amiga, Minha Lua – de Igor Rezende) e Josiane Silva (Olha – de Roberto Carlos). Fico devendo alguma gravação das outras duas. De Lisa Mineira, optei pela canção Prece, composição dela e de Lucas Negri. No festival de 2010, que o grupo participou, essa canção ficou em 6º lugar, mas a interpretação de Lisa foi a vencedora.



7 comentários:

  1. Muito bom Zeca A Lisa Está se firmando mesmo na Carreira só houve um engano a Cidade é Amparo -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ronaldo. Obrigado pelo alerta. Como o nome dela é Lisa Mineira, eu escorreguei na Geografia. Já fiz a correção. Abraço.

      Excluir
  2. Que honra ser citada aqui no seu blog Zeca! Obrigada pelo espaço que você nos dá para falar um pouquinho sobre o nosso trabalho musical! O Brasil é um país rico em talentos, não só na música, como também na pintura, no teatro, na dança... E é bom sabermos que eles existem e não se limitam ao mundo da fama, aliás, a grande maioria ainda encontra-se no anonimato, até porque construir uma carreira artística no Brasil, onde os investimentos e incentivos à produção cultural ainda são muito pequenos é um grande desafio! Obrigada por contribuir com suas palavras para a divulgação dos talentos anônimos brasileiros! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande abraço pra você também, Josi. Continue a se dedicar ao canto, à música, as artes e à cultura de um modo geral. Precisamos de gente voltada para esse mundo. Parabéns pelo seu trabalho.

      Excluir
  3. MARAVILHOSO.....Adorei o trabalho de Lisa Mineiro....a Moderna MPB...!!! Sinto mudanças no cenário musical.

    ResponderExcluir
  4. LISA MINEIRO TEM UMA LINDA VOZ, MUITO TALENTOSA CHAMA MUITO ATENCAO MESMO, SUCESSO LISA MINEIRO! BJUS TON

    ResponderExcluir