segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Terça é dia de café, cultura e luta pelos Direitos Humanos

Nossos amigos maranhenses, sempre muito atentos para as questões culturais, tiveram uma ideia que eu considero brilhante. Criaram, por meio da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos (SMDH), o Café com Direitos Humanos, uma atividade que visa conciliar cultura com a luta dos companheiros maranhenses, residente em São Luís ou em Brasília, pela dignidade da pessoa humana.
Amanhã, a partir das 18h30, em Brasília, no Balaio Cultural Café, na quadra 201 Norte, o evento vai homenagear a memória de Vladimir Herzog, morto nos porões da ditadura militar, no ano de 1975. Herzog era diretor de jornalismo da TV Cultura em São Paulo, quando foi preso e assassinado, covardemente. A atividade desta terça-feira inclui exibição de filmes, debates, exposição e apresentação musical de Nelson Oliveira, o nosso amigo Nelsinho (foto), sobre quem já escrevi neste blog (para ler, clique aqui).
Nelson estará acompanhado de Guilherme Oliveira e Davi Hoffmann, revezando entre violões e guitarras, e o vocal de Rose de Paula. No repertório, que for ao Balaio, poderá ouvir músicas engajadas, que remetem à luta contra a tortura, a miséria, a violência e a opressão, entre elas Estado Violência (Titãs), La Carta (Violeta Parra) e Knocking on Heaven’s Door (Bob Dylan).
Segundo os organizadores dos Cafés com Direitos Humanos, essas atividades têm buscado, e conseguido, aliar a discussão de diversos temas em direitos humanos a apresentações culturais. Esta edição, além do show de Nelsinho e sua turma, contará com exposição fotográfica e de matérias jornalísticas acerca de torturas e violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar brasileira, além de exibição de filmes do projeto Marcas da Memória, em articulação com a Comissão da Anistia do Ministério da Justiça. Estudiosos do tema e representantes de organizações de direitos humanos se farão presentes para os debates.
Quem estiver em Brasília nesta terça, deve aproveitar a oportunidade para participar dos debates, deixar contribuições e ainda se deliciar com músicas, filmes e fotografias. Tudo isso com entrada gratuita. Ponham na agenda que vale a pena.
Abaixo, um vídeo com a música La Carta, de Violeta Parra, na voz de Mercedes Sosa, com imagens da ditadura militar no Uruguai, que refrescam nossa memória e nos ajudam a ter a certeza de que não podemos deixar de lutar pelos direitos humanos, aqui ou em qualquer outro lugar do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário