domingo, 31 de maio de 2015

Homenagem a Humberto Teixeira chega ao Plenário da Câmara

Myrlla, Ocelo e Sivuquinha - bela homenagem a Humberto Teixeira
Estamos no centenário de Humberto Teixeira, o Doutor do Baião, e nenhuma outra homenagem poderia ser mais apropriada do que uma apresentação musical no plenário da Câmara. Além de músico, compositor e letrista de extraordinário valor na história da Música Popular Brasileira, Humberto Teixeira foi advogado e deputado federal eleito pelo Ceará, seu estado natal. No plenário da Câmara, defendeu a cultura e a arte popular. Graças à Lei Humberto Teixeira, os artistas nacionais passaram a ter mais facilidade para mostrar seus trabalhos no exterior.
  
A atriz Denise Dumond, filha de Humberto, e o deputado Chico Lopes
Nada mais justo e coerente do que a ocupação do plenário por artistas do quilate de Sivuquinha (sanfona), Ocelo Mendonça (violoncelo) e Myrlla Muniz (voz) para exaltar a memória desse brasileiro ilustre. A foto ao alto é histórica e esse momento ficará registrado nos anais da Câmara dos Deputados.
Além de compor clássicos da MPB em parceria com Luiz Gonzaga – como Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro, Légua Tirana, Respeita Januário, Qui Nem Jiló –, Humberto Teixeira também compôs sozinho clássicos como Sinfonia do Café, Dono dos Teus Olhos e Kalu, entre tantos outros.
Tocava flauta, bandolim, piano e musete, uma versão francesa da gaita de fole.
Foi professor, maestro e considerado um dos maiores teóricos da música popular. A junção de seus profundos conhecimentos musicais à sensibilidade intuitiva de Luiz Gonzaga fez nascer o baião, e deu à música nordestina destaque no cenário nacional e internacional.
Numa entrevista, em 1974, disse: “Depois de resolvermos que o ritmo que nós queríamos lidar como saída para a implantação da música nordestina no Sul do País era o Baião, tratamos de urbanizar, de dar características nacionais a esse ritmo eminentemente telúrico e a esse tipo de música tão ligada às coisas do Norte”.
Muitas outras homenagens, justas e merecidas, acontecerão ao longo deste ano de 2015. Humberto Teixeira nasceu no dia 05 de janeiro de 1915, na pequena cidade de Iguatu, no centro-sul cearense. Região que foi a maior produtora de algodão do Brasil, nas décadas de 1960 a 1980, também deu ao mundo cultural a figura do maestro Eleazar de Carvalho.
O Brasil é rico no quesito música popular. E Humberto Teixeira uma página importante dessa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário