domingo, 27 de novembro de 2016

O Samba faz um século de alegria e talento brasileiros


No dia 27 de novembro de 1917, um cidadão chamado Ernesto Joaquim Maria dos Santos, popularmente conhecido por Donga, entrou na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e registrou a partitura de Pelo Telefone, que ficaria conhecido como o primeiro samba gravado no Brasil. Cem anos depois, o samba está aí, firme, forte, altivo, elegante, majestoso, popular e o maior sustentáculo da verdadeira e autêntica Música Brasileira.


O samba sobreviveu aos ataques de mediocridade espalhados pelo universo da música pelos meios de comunicação, os mais poderosos principalmente. Neles, o espaço esteve sempre reservado para as músicas comerciais, descartáveis, no rol do sertanejo, do pagode, do funk e de um forró de baixa qualidade e pouco criativo.
O samba resistiu porque é capaz de aglutinar diferentes raças e classes sociais. Se enriqueceu ao receber influências diversas, sem perder a riqueza do seu sincopado, o tom do lamento e a variedade de temas. O historiador André Diniz tem uma frase lapidar, em seu livro o Almanaque do Samba (editora Zahar):  

O samba é uma porta importante para entender a
 diversidade da cultura brasileira, as suas identidades. 
Acho que o samba tem as duas coisas, a construção modernista
 da valorização da mestiçagem e, é claro, a escolha 
pela própria sociedade como um gênero 
predileto nacional no século 20”.

Comemorar o século do samba é um orgulho para nós, apaixonados pela música e pela cultura popular brasileira. O samba não morreu, nem morrerá, jamais, e vai continuar a levantar nossa estima e a preservar a boa música e o bom gosto. De Donga e João da Baiana, passando por Noel Rosa, Ary Barroso, Dorival Caymmi, João Gilberto, Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, até Paulinho da Viola, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulo César Pinheiro, e tantos outros, podemos dizer com orgulho: O coração do brasileiro não bate, batuca!
Saravá, irmãos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário