quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ataques à Lei Rouanet visam mesmo é a cultura

                                                                                                                    grupoescolar.com
A cultura brasileira sofre com a crise econômica. Mas, não apenas por isso. A Lei Rouanet está sob fogo cruzado de usuários das redes sociais, que fazem acusações absurdas e às vezes falsas quanto à utilização do projeto e a respeito de seus beneficiários. Da mesma forma, ela tem sido achincalhada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem objetivos acima de tudo político. A estratégia em vigor é a de criminalizar a legislação e assustar investidores interessados nos incentivos fiscais.

A Lei Rouanet foi, até aqui, um importante e eficaz instrumento de estímulo à cultura no Brasil. A inversão dessa trajetória é assustadora. O número de projetos aprovados sofreu uma queda de 43% este ano em relação ao ano passado. Os recursos captados, em 2015, atingiram o montante de 1,2 bilhões de reais. Mas, este ano, ficará no patamar de 583 milhões de reais, representando uma queda da ordem de 53%.
Ainda tem os ignorantes que atacam o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda por supostamente ser beneficiário desse incentivo. E ainda bradavam: “está contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff porque está mamando na Lei Rouanet; têm diversos projetos financiados pela Lei”. Aí você pergunta: “pode me citar pelo menos um projeto do Chico que foi agraciado pela Lei Rouanet? Basta um? não precisa citar vários...” Se calam. A atriz Ingrid Guimarães também foi hostilizada e “acusada” de ter usado a Lei Rouanet. Triste Brasil...
Infelizmente, 2016 fica na história como um ano muito ruim para a Cultura. Chegaram a extinguir o Ministério da Cultura, depois voltaram atrás. 2017? Quem sabe... vai depender muito mais da mobilização dos artistas, que não podem abandonar essa bandeira, nem por um dia sequer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário