sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Luiz Melodia morre aos 66 anos e deixa saudades


A música popular brasileira perdeu hoje um dos seus maiores representantes. Morreu, vítima de um câncer que atacou a medula óssea, o cantor, compositor e músico carioca Luiz Melodia. Um talento a menos nesse universo tão pobre de novas revelações à altura da grandiosidade da música brasileira. Melodia tinha 66 anos e morreu às 5h da madrugada de hoje (04/08), no Hospital Quinta D’Or.
O que mais me impressionou na carreira desse artista, do Estácio, criado no morro de São Carlos, foi o seu talento como intérprete. Um timbre de voz muito bonito, e o que me encantava mesmo era sua capacidade de brincar com a melodia, inventando no fraseado, criando um estilo próprio e cheio de suingue. Sempre me chamou a atenção esse seu jeito muito próprio de interpretar, desde que lançou o LP Pérola Negra, em 1973.


Depois, veio o “Festival Abertura”, da TV Globo, no ano de 1974, em que ele chegou à final com a música Ébano. A partir daí, foram diversos discos, com músicas de sua própria composição, mas também interpretações de outros compositores, sempre dando à canção uma roupagem muito pessoal.
Esse surgimento de Luiz Melodia no cenário musical coincidiu com o meu período de estudante de Comunicação, na Universidade de Brasília. Via o cantor e compositor como um jovem que desceu o morro de São Carlos, no bairro do Estácio, para enfrentar, desafiar e zombar da classe média carioca. Negro e pobre, tinha apenas o talento musical para vencer na vida. Soube usá-lo com maestria.
As interpretações de Luiz Melodia com outros cantores são, de um modo geral, impressionantes. A sensação é a de que ele consegue transmitir para o parceiro toda sua garra de intérprete, toda a paixão que coloca em seu canto.
Chama-me a atenção particularmente esse vídeo abaixo, ao lado de Elza Soares. Também sua interpretação magistral para a belíssima Estácio Holly Estácio. Muito suingue, muita bossa e uma capacidade extraordinária de valorizar as músicas que escolhia para interpretação.
O Brasil inteiro está de luto. E o ZecaBlog rende, humildemente, suas homenagens ao extraordinário talento desse artista.




3 comentários:

  1. Luto! Morre um pouco da melodia dessa vida! Lindo texto Zé! O Melodia era surpreendente e de um vigor que nem a morte apagará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Carlos. Bem lembrado: "morre um pouco da melodia dessa vida"! Abraço.

      Excluir