sábado, 20 de janeiro de 2018

Carnaval dos Amigos vai às ruas de Goiânia com onze blocos


Pronto. Mês de janeiro nem acabou. Fevereiro está lá na frente, faceiro, com seu ar carnavalesco de sempre. Por isso mesmo, chega de assuntos sérios! Vamos falar do que interessa de verdade para o povo brasileiro: Carnaval! Mais especificamente sobre o Carnaval dos Amigos, aquela festa que acontece todos os anos, em Goiânia, desde o ano de 2003, quando o Bloco dos Amigos saiu às ruas pela primeira vez, dando início a esse que é atualmente um dos melhores carnavais do Centro-Oeste.

É hora de esquecer assuntos chatos como crise econômica, lava-jato, inflação, desemprego, preço dos commodities, estado islâmico, Donald Trump. A partir do início do mês de fevereiro, as águas vão rolar e nenhum desses temas desce a avenida. A não ser que seja para serem ironizados, esculhambados pelas fantasias e tema de marchinhas espirituosas.


Felizmente, de algumas décadas para cá, o verdadeiro carnaval, de rua, das marchinhas, frevos e outras delícias, ganhou espaço pelo Brasil afora. Extrapolou o eixo Rio-Bahia-Pernambuco, num colorido bem brasileiro, de cores e ritmos diversos e enlouquecedores. De norte a sul, de leste a oeste, os blocos estão na rua.

Foi neste contexto que surgiu o Carnaval dos Amigos, em Goiânia, Goiás, que este ano de 2018 comemora a sua 16ª edição. Como o próprio nome diz, nasceu do sonho de alguns amigos que adoravam curtir o Carnaval juntos, procurando sempre encontrar um local que pelo menos lembrasse a tradição dessa festa tão brasileira. No ano de 2003, pela primeira vez, saiu às ruas de Goiânia, o Bloco dos Amigos, depois de uma árdua e sofrida tarefa de concentração no Flamingo, às custas de muito chope, caipirinhas e feijoada.


Foi o suficiente para ser criada a tradição. Novos blocos foram surgindo, todos com a mesma filosofia de resgatar o verdadeiro carnaval de rua, dos blocos e da alegria, valorizando-se a espontaneidade. 
Este ano o evento acontece no dia 03 de fevereiro, primeiro sábado anterior ao sábado de carnaval. Pelo menos onze blocos já estão garantidos: Bloco dos Amigos, Zeferino, Café Nice, Não Enche Meu Sax, Imprensa, Rocket 07, do Cerrado, Cateretê, Meu Pai Te Ama, Butcherry e Bloco do Aê. 

A novidade deste ano é Neguinho da Beija-Flor no palco principal, lá no Vaca Brava, onde tudo termina, mas não acaba. Outra novidade: O Bloco dos Amigos e o Zeferino estarão, juntos, no mesmo salão. Deu certo com essa marchinha, composta por Jorge Luís Carvalho e este blogueiro irresponsável, alguns anos atrás, e que estava meio esquecida em algum arquivo do computador aqui de casa (a segunda dos vídeos abaixo). O primeiro vídeo traz a marchinha-enredo do Bloco dos Amigos, o que criou a festa. No terceiro vídeo, uma brincadeira carnavalesca em forma de frevo. Confiram e divirtam-se. Beijos no coração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário