sábado, 20 de outubro de 2018

Sobre cactos, suas flores e seus espinhos


Dizem os entendidos que cactos são guardiões da casa e purificadores do ambiente – alguns cientistas, inclusive, garantem que eles formam uma barreira contra as ondas emitidas por aparelhos eletrônicos. Especula-se que o poder da energia dos cactos muda ambientes positivamente. Para o sertanejo nordestino, o cacto é a companhia ideal.
De fácil cuidado, quase não exige nada: pouquíssima água e suporta bem o calor.



Para quem o cultiva em casa, basta regar uma vez por semana no verão e uma por mês no inverno; gosta de quietude, pois é bastante sensível, portanto evite manusear muito ou até mesmo balançá-lo para não prejudicar o seu ciclo vital. Boa luminosidade é essencial para a sobrevivência de um cacto, então, se dentro de casa, é necessário colocá-lo perto de janelas.
Por viverem em regiões áridas e isoladas, os cactos ajudam as pessoas a conhecerem sua força interna em momentos de solidão. Como armazena, dentro do caule, água, que é símbolo de sentimentos e emoções, o cacto serve para ajudar aqueles que se defendem muito das próprias emoções.



Os espinhos podem parecer hostis, mas fazem parte da estratégia de sobrevivência da planta, natural de clima árido e terrenos difíceis, transmitindo proteção e segurança ao seu portador. Ter o cacto por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta.
Aqui em casa, o mandacaru está cercado de pedregulhos, recebe muita luminosidade e pouca água, suavizado pelo vento e o orvalho da noite. Por isso, abre com esplendor suas flores, como mostram as fotos.

Flor do Mandacaru
José Carlos Camapum Barroso

Mandacaru no caminho
Flor que desabrocha
Sobre espinho
Lágrima que encobre dor
Por onde passo sozinho

Mandacaru na estrada
Flor que desencanta
Na madrugada
Quando o frio da noite
Esconde a solidão

Mandacaru no sertão
Flor que refresca
Noite quente
De um sertanejo
Solitário e cantador

Mandacaru no jardim
Flor que desencanta
Enquanto passo
Olhos sob a lua
Nas estrelas da noite

Mandacaru em casa
Flor que revela
Na madrugada
O amor que volta
Pra mulher amada

Um comentário:

  1. Legal. Lendo o texto, pensei nas pessoas de cara feia. Ao primeiro contato assusta, mas depois que as conhecemos vemos muitas qualidades.Talvez a cara feia, assim como os espinhos dos cactos, seja para proteção do ser.

    ResponderExcluir