segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Charles Aznavour morre no Dia Mundial da Música


Charles Aznavour morreu na madrugada de hoje, dia que o mundo comemora a música. Tem tudo a ver Charles Aznavour e o Dia Mundial da Música. Sua vida foi plenamente voltada para música, reconhecido e admirado internacionalmente, durante oito décadas, em que chegou a vender mais de 180 milhões de álbuns. Tinha 94 anos de idade, mas, continuava em plena atividade. Acabara de chegar de um show no Japão e já tinha na agenda cidades como Kiev, Bruxelas e Tel Aviv. 
O embaixador mundial da canção francesa costumava dizer: “não sou velho, tenho mais idade, é diferente”. A crítica especializada diz que ele parecia rejuvenescer a cada vez que cantava. Estreava seus shows com uma voz alquebrada e o corpo frágil, mas concluía o espetáculo com altives e leve como uma pluma. 



Esse francês parisiense, filho de pais armênios, nasceu em 22 de maio de 1924, mas, só foi fazer sucesso nos palcos aos 36 anos de idade, numa noite de dezembro de 1960. Foi na sala Alhambra de Paris, depois de ter sido alvo dos críticos que não acreditavam no seu talento nem na sua voz. Naquela noite, ele mudou a opinião de todos ao interpretar brilhantemente “J’me voyais déjà”, justamente sobre as ilusões perdidas de um artista.

Maurice Chevalier, ator, cantor e humorista francês, que morreu em 1972, dizia que “ele se atreveu a cantar o amor como nós sentimos, como fazemos, como sofremos”. Em declaração à agência de notícia da francesa (AFP), a cantora Mireille Mathieu disse que “Charles continuará sendo o monumento e a lenda da canção francesa no mundo, suas canções são atemporais e permanecerão gravadas em nossa memória”. O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975, pelo International Music Council, organização não governamental fundada com o apoio da Unesco. De lá para cá, muitas comemorações foram realizadas em vários países, inclusive aqui no Brasil. A comemoração deste ano, ganhou esse tom de tristeza com a morte de Charles Aznavour.




Nenhum comentário:

Postar um comentário