quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Cachaça Experience para harmonização e dose certa


Tudo nessa vida tem seu tempo certo, e sua dose certa, adequada. Com bebidas alcoólicas não é diferente. Muito pelo contrário. Além do tempo certo, é importante que o lugar seja adequado, as companhias agradáveis... e sempre na dose certa. Com a cachaça mais do que com outras bebidas é assim. Dose certa é o segredo.
Digo isso porque começa hoje, em Brasília, o Cachaça Experience, um evento para celebrar a mais genuína das bebidas brasileiras, a única que é 100% nacional. Acontece no Venâncio Shopping até sábado (26/01). Hoje e amanhã, das 18h30 às 20h, e no sábado, de 11h30 às 13. No cardápio, feira de produtores de cachaça, degustações, palestras, músicas e outras experiências.

Cachaças que estarão na feira que começa hoje e vai até sábado
Na programação de hoje, palestra sobre caipirinhas, com Kelly Costa. Para amanhã, está prevista “harmonização de cervejas, cachaças e petiscos”. Tema muito adequado para uma sexta-feira, à noite. No sábado, horário de almoço, adequadamente o tema é “do Le Cordon Bleu a mesa, a história da Authoral Cachaça”. O gastrônomo Eduardo Moreth, além de ter estudado gastronomia em Paris, tem passagem por diversas cozinhas como Le Bateau Ivre, La Vecchia Cucina, Mouraria, Quintal e Barracuda. Fala sobre esse tema e sobre sua trajetória na Authoral, que ajudou a ocupar o 14º lugar no Ranking da Cúpula da Cachaça.
A sabedoria popular ensina que quem não sabe beber cachaça não deve se meter a besta. Aliás, como toda e qualquer bebida, precisa ser apreciada com moderação, não por questões morais, mas, sim, por questões éticas e estéticas. A cachaça, popularmente também conhecida como pinga, é uma bebida que pode ser degustada prazerosamente, tal qual um bom uísque, um vinho de qualidade, uma cerveja ou rum.


Tudo isso, como disse antes, na dose certa. Passamos a ter consciência dessa peculiaridade e grandiosidade da cachaça como bebida de algumas décadas para cá. Isso porque o produto ganhou em qualidade, aceitabilidade no mercado, e nos tornamos mais conscientes quanto à melhor forma de aprecia-lo.
Criada há mais de 500 anos, a cachaça pode ser considerada a primeira bebida destilada das Américas e é cada vez mais consumida e apreciada mundo afora. O crescimento da exportação brasileira de cachaça, em 2017, por exemplo, entrou no ritmo de economia chinesa. O salto foi de 13,4% em relação a 2016, que já havia sido um ano de crescimento relevante em relação a 2015. Saímos de uma receita de US$ 13,3 milhões para US$ 15,8 milhões em dois anos.
E tudo isso na dose certa, no tempo adequado, com tira-gostos apropriados, boa prosa e bons amigos. Harmonização tem que ser completa.
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário