domingo, 31 de março de 2019

Nana Caymmi volta com um belo CD cantando Tito Madi


Nana Caymmi está de volta ao cenário musical. Como sempre, cantando maravilhosamente bem, com aquela voz bonita, bem colocada e afinadíssima. Mas, também, com a mesma verborreia que sempre caracterizou suas declarações e entrevista. Á Folha de S. Paulo, falou um monte de bobagem sobre política, mas, isso é outra história...
Vamos cuidar do novo CD. Nana Canta Tito Madi é uma obra à altura do compositor, que faleceu no final do mês de setembro do ano passado. E também um trabalho suficiente bom quando comparado com tudo que a cantora fez em sua bela carreira na Música Popular Brasileira. E lindo ad primeira interpretação à última, tendo seu ponto alto na ontológica canção Chove Lá Fora. Destaque também para Não Diga Não.
Nana disse que decidiu gravar um disco com canções de Tito Madi porque ele foi uma das primeiras paixões musicais da sua carreira. Segundo ela, são “memórias afetivas” as onze canções que compõem o CD. 

Pouco antes de ser internado, Tito Madi teve oportunidade de conhecer o disco ainda inacabado de Nana cantando suas canções. Ficou feliz e emocionado com o que ouviu. De lá pra cá, fiquei no pé da gravadora independente Biscoito Fino em busca de notícias sobre o lançamento do CD. Seis meses depois, está no mercado essa obra que marca a volta de Nana Caymmi ao cenário musical depois de mais de nove anos.
Tito Madi foi inspiração para nossa geração, influenciando o modo de cantar dos adolescentes do final dos anos 1960 e por toda a década seguinte. Nossa formação recebeu uma pitada da sua elegância, bem como o estilo de João Gilberto e dos cantores que estavam surgindo, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Milton Nascimento, e das cantoras Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia e, claro, a própria Nana.
A notícia nada boa da entrevista de Nana Caymmi é a de que ela fará poucos shows com o repertório de Tito Madi. A notícia alvissareira é que ela pretende gravar, ainda no mês de abril, um CD com canções de Tom Jobim. E pretende incluir músicas desse futuro trabalho nos shows que irá fazer. Só citou São Paulo com uma das poucas cidades que receberão suas apresentações. Resta torcer para que Brasília seja contemplada com esse presente.



Outra informação boa. Ela não descarta a possibilidade de fazer mais um disco de músicas inéditas, que seria o último da sua carreira. Gravando ou não essa última obra da sua brilhante e longa carreira, disse à Folha que considera ter cumprido sua missão na música.
É verdade. Já cumpriu mesmo. Mas, nós, seus fãs, vamos continuar torcendo para que o CD de Jobim não seja o último. Que venham outras e tantas Nanas Caymmi. Com todo seu talento e sensibilidade musical invejáveis.
Aquele abraço, Nana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário