sábado, 27 de abril de 2019

Talento da goiana Grace Carvalho rompe fronteiras

 

Porque hoje é sábado, vamos falar de música. E de uma novidade que tivemos a oportunidade de conhecer em Goiânia, a capital de Goiás, meu estado natal. A cantora Grace Carvalho apresentou-se em uma festa do amigo, poeta e desembargador Itaney Campos, muito bem acompanhada pelo violão de sete cordas de Gleyson Andrade, o bandolim de Maximira Luciano, e Diego Amaral na percussão.

Dona de uma voz muito bonita, afinadíssima e uma intérprete segura e criativa, Grace também compõem e já lançou dois discos no mercado brasileiro. Caminhante, em 2010, com composições próprias, foi sua primeira empreitada. Em 2013, no Rio de Janeiro, lançou o segundo álbum, que leva seu nome, e é todo dedicado ao samba. Dessa vez, com apenas uma música de sua autoria, Poesia Alheia, que bem poderia ter dado título ao disco. Nove regravações homenageiam grandes nomes da Música Brasileira, como Noel Rosa, Paulinho da Viola e Paulo César Pinheiro.

Começou sua carreira no final da década de 1990, participando de teatro e cantando em shows na Universidade Católica de Goiás (atual PUC), onde cursou Psicologia. Descoberta sua paixão pela música, nunca mais se afastou desse ramo artístico. Fez cursos de formação musical, inclusive de canto com a cantora Fátima Guedes, em Brasília. De lá para cá, muitos shows em bares, casas de espetáculos e participação em festivais, não apenas no eixo Goiânia-Brasília, mas também na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e algumas incursões pela Europa.



Grace se considera feliz com a carreira que abraçou. “O ano passado foi maravilhoso, de muito trabalho, e 2019 não está sendo diferente; me divido entre bares e eventos particulares”, acrescenta. Considera que a composição não é o seu forte, sendo “até mesmo uma frustração”, mas, “me permito experimentar e foi assim que abracei meu primeiro CD”. Depois, descobriu sua paixão pelo samba e com ele segue levando seu trabalho de intérprete, cheio de bossa e muito talento.

Grace Carvalho já tem um CD finalizado e só esperando o momento certo para ser lançado. Traz no repertório músicas autorais, de compositores goianos e do Rio de Janeiro. Como tem o gosto eclético, conta que dessa vez resolveu fazer incursões pelo reggae e pelo dub (estilo musical surgido na Jamaica na década de 1960) e que também são paixões da cantora.

Grace tem presença marcante no palco. Voz sua suave e muito bem colocada, mostra uma fina estampa e esbanja simpatia, nos palcos e fora deles. Considera que muitas cantoras a influenciaram, entre elas Elis Regina, Gal Costa, Marisa Monte, Mônica Salmaso, Jovelina Pérola Negra, Janis Joplin, Ella Fitzgerald e tantas outras que “foram e são minhas professoras”, conclui.



Com esse time a influenciá-la, todo o talento que tem e a boa formação musical, essa jovem nascida em Goiânia, no ano de 1980, tem muito futuro pela frente. O ZecaBlog recomenda aos amigos e amigas deste espaço, que conheçam o trabalho dessa cantora e compositora. Vale a pena. Nos dá prazer e contentamento nesse mundo tão carregado de superficialidades e de limitações.
Que venha o novo CD e muitas apresentações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário