sábado, 17 de agosto de 2019

Agosto de bom gosto: sabiá cantou mais cedo

Resultado de imagem para sabiá imagens

Agosto é mês do desgosto, diz o dito popular. Existem dezenas de casos que são citados para dar guarida a essa máxima. E ela vem se sustentando ou sendo sustentada, aqui no Brasil, há décadas.
Mas, sempre tem um porém, o mês de agosto, pelo menos aqui em casa, deu um bom sinal este ano. Apesar do clima muito seco, nenhuma chuva, muita poeira, queimadas e o calor chegando, devagarinho, pude sentir pelo menos um alívio no ar. O Sabiá começou a cantar no nosso quintal, bem mais cedo. 


Os ipês amarelos já deram o ar da graça na imensidão do Planalto e bem aqui no conjunto onde moro. Além do belo, de todos os anos, o alvorecer, o pôr do sol, os últimos raios de claridade a refletir na névoa seca...
Enfim, agora, o canto divino do sabiá-laranjeira, a anunciar a chegada, ainda longe, da Primavera. É prenúncio de chuva? Talvez, ainda não. Mas traz uma paz para os nossos corações, alguma inspiração poética e a bela canção de Tom Jobim e Chico Buarque, vencedora do Festival Internacional da Canção, de 1968, na voz inesquecível de Elis Regina, que diz, com seu sorriso ancho: "Vou voltar, sei que ainda vou voltar..." Quem sabe. A esperança é a última que morre e está sempre a alimentar nossos sonhos.

Resultado de imagem para sabiá imagens

Hoje, dia 17 de agosto, um sábado, a Stela, minha mulher e companheira de tantas primaveras, chamou minha atenção: “olha o Sabiá está cantando”. É sempre bom ouvir, pela primeira vez no ano, o cantar desse pássaro tão querido pelos brasileiros. Já estava com saudade desse canto suave e acolhedor.
Que venham a Primavera, a chuva do caju e o cantar de todos os pássaros.

Resultado de imagem para sabiá imagens

O cantar do Sabiá
(José Carlos Camapum Barroso)

Sabiá, no quintal, cantou, depois de um longo e tenebroso inverno...
Era fim de tarde, início de manhã? Sei apenas que o mundo mudou:
Veio o ar da Primavera, o gosto seco de chuva...

O vento de setembro pôs fim ao de agosto.
Sabiá-laranjeira, ave do peito-roxo,
Canto de primeira, som de Altamiro Carrilho na flauta...
Meu sabiá, bandeira, Brasão infinito de um Brasil brasileiro.

Sabiá-ponga,
Sabiá-piranga,
Meu Caraxué!
O sabiá-laranja

Cantou um canto triste no terreiro? 
Barriga-vermelha, de um canto fino,
Um cantar sovina, bem brasileiro.

Sabiá, sabiá
Não me leve a mal...
Vem cantar de novo

Aqui no meu quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário