quarta-feira, 18 de setembro de 2019

5º PPM traz novidades e agita semana cultural em novembro


Realizar qualquer atvidade no universo da música não é fácil no Brasil. Quanto mais um evento da dimensão e ousadia do Prêmio Profissionais da Música, que neste ano chega a sua 5ª Edição, melhorado, ampliado e cheio de novidades. Enfrentou inúmeras dificuldades, mas, está confirmado para os dias 1º, 2 e 3 de novembro, com vasta programação distribuída por painéis, oficinas, pocket shows, workshops, workshows, shows, laboratório, sessão solene, exibição de documentários e a grande e tradicional noite de premiação.
Nesta edição de 2019, os vencedores receberão o troféu A Parada da Música. O PPM recebeu inscrições de 19 estados brasileiros. Ao todo, 1.436, superando as 958 do ano anterior, mantendo o ritmo de crescimento, ano a ano. O processo de votação considerou votos atribuídos pelos próprios inscritos, público e júri, com pesos 1, 1/2, e 2, respectivamente. Ao final do processo, chegou-se a 490 finalistas, sendo 75 provenientes do Distrito Federal.

Cláudio Santoro (in memorian) será homenageado - Foto: Rafael Seixas
Os homenageados desta edição são o compositor Ronaldo Bastos, na modalidade Criação, Genildo Fonseca, na Produção, e Cláudio Santoro (in memorian), na modalidade Convergência. O homenageado de 2018, o músico e compositor Roberto Menescal, um dos ícones da Bossa Nova, está de volta, desta vez como presidente do júri, ao qual este jornalista e responsável pelo ZecaBlog tem a honra de participar.
O idealizador do PPM, produtor cultural Gustavo Ribeiro de Vasconcellos, lembra que a premiação “está cada vez mais popular e conhecida Brasil afora entre os profissionais da música, com recordes não só no número de concorrentes, mas também de audiência, que conseguimos medir pela participação do público na fase de votação popular e presença durante o evento”. Ele ressalta as dificuldades encontradas porque “os ventos não estão favoráveis para a cultura, por isso, a importância desse reconhecimento, dessa confraternização e desse reencontro entre pessoas que vivem de e para a música”.

Gustavo Vasconcellos, idealizador do PPM, anuncia novidades
Outra novidade desta edição está justamente no quesito participação popular. Como forma de reconhecer a entusiasmada participação do público na etapa da votação via internet, bem como a energia dos concorrentes em mobilizar suas redes sociais em busca de votação expressiva, o PPM, a partir desta edição, também destinará três troféus aos mais votados pela internet, um para cada segmento: Criação, Produção e Convergência.
A 5ª Edição do Prêmio Profissionais da Música, como nas anteriores, promete movimentar a vida cultural de Brasília. O Clube do Choro entrará na programação, além de locais como Shopping Pier 21, Espaço Funarte, Sesc, Museu dos Correios e Câmara Legislativa do DF. Preparem suas agendas. Os três primeiros dias do mês de novembro serão intenso em atividades culturais.
A seguir, uma pequena mostra da genialidade de dois dos homenageados: Cláudio Santoro, com o arranjo para Orquestra de Cordas na música Ponteio; e um Teaser para Nuvem Cigano, belo CD de Ronaldo Bastos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário