sábado, 28 de setembro de 2019

Liberdade de expressão ainda sob ameaça dos poderosos


Parece pouca coisa, mas, não é. Liberdade de expressão é uma das mais belas e fundamentais conquistas da humanidade. Muito da evolução das sociedades deve-se a à ampliação e aprofundamento desse direito ao longo de décadas e séculos. Mesmo assim, historicamente, é talvez o bem mais ameaçado e vilipendiado da civilização. Os poderosos, os donos do poder, e até mesmo os pretendentes e candidatos a poderosos, têm pavor da liberdade de expressão. E isso vem de antanho, desde a antiguidade. Podemos buscar exemplos na condenação do filósofo Sócrates, na crucificação de Jesus Cristo, na condenação de pensadores como Giordano Bruno, até chegarmos a ditaduras mais recentes, como a do Brasil, que se utilizou da tortura e do assassinato para se impor à sociedade.


A cultura é a maior vítima desse incessante combate dos poderosos à liberdade de expressão. É essa a preocupação do ZecaBlog neste dia 28 de setembro em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Expressão. Temos dedicado nossos esforços e preocupações à cultura, entendida no seu sentido amplo das diversas manifestações artísticas, de comportamentos e opiniões.
Vivemos uma época em que a intolerância predomina, destacando-se ações que passam pelo recolhimento de livros didáticos, perseguição a artistas, preconceitos, discriminações, intimidações e valorização do ódio e da violência como solução para conflitos. Em tempos de comunicação on line, em redes sociais, outra ameaça à liberdade de expressão é o uso e abuso de notícias falsas, as chamadas fakenews.


Nunca é demais lembrar o inciso IX do artigo 5º da nossa Constituição:

É livre a expressão da atividade intelectual,
 artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença

Figuras expressivas da política brasileira pregam discriminações e preconceitos, publicam informações falsas, equivocadas e distorcidas. Opiniões e declarações que constituem ameaças não apenas ao direito que conquistamos de livre manifestação do pensamento, mas também, às instituições democráticas – todas elas! –, às minorias, mulheres, homossexuais, negros, intelectuais, artistas.
Resistir é preciso. Defender a liberdade de expressão é um dever de todos os cidadãos comprometidos com o futuro da sociedade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário