quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Brasil perde Lizzie Bravo, "a esperança de óculos"


Foi por meio de um post no Instagram do Milton Nascimento que ficamos sabendo ter sido Lizzie Bravo “a esperança de óculos” dos versos de Zé Rodrigues, que foram imortalizados na bela gravação de Elis Regina para Casa no Campo, lá pelos idos de 1970. Milton fez o post em razão da morte da cantora e fotógrafa que, além de inspirar o compositor, cantor e membro da banda Som Imaginário, foi casada com Zé Rodrigues e teve com ele, não um filho, mas “uma filha de cuca legal”, a cantora Marya Bravo.

Lizzie Bravo também ficou conhecida por fazer backing vocal na gravação de Across The Universe, com os Beatles, em fevereiro de 1968. Essa história, fantástica, Lizzie conta no livro Do Rio a Abbey Road, lançado pelo primeira vez em dezembro de 2015. No ano passado, o livro foi reeditado, mas o lançamento e a distribuição prejudicados por causa da pandemia do novo coronavírus.

No livro, a cantora e fotógrafa conta que, em 1967, aos 15 anos, foi com uma amiga para Inglaterra. Durante dois anos, ela acompanhou os ídolos, praticamente todos os dias, em frente ao estúdio, na rua eternizada na foto da capa do álbum Abbey Road.

Um dia, em fevereiro de 1968, um certo Paul McCartney saiu do prédio e perguntou às fãs sentadas em frente ao portão se alguma delas conseguia segurar uma nota bem aguda. Lizzie e uma amiga, a inglesa Gayleen Pease, não só se prontificaram como começaram a cantar lá mesmo. Foi o suficiente para Paul levá-las até o estúdio, onde estava sendo preparada a gravação de "Across The Universe".

A cantora emprestou sua voz aos vocais de álbuns de artistas como Caetano Veloso, Alcione, Zé Ramalho e Milton Nascimento — que em seu perfil no Instagram publicou uma bela e sensível homenagem à artista.

"Lizzie trabalhou comigo durante muitos anos, e juntos rodamos o mundo várias vezes. Ela participou de momentos cruciais da minha carreira internacional, e foi extremamente importante. Hoje soube que Lizzie Bravo, a nossa 'esperança de óculos', nos deixou".

A causa da morte de Lizzie Bravo foi atribuída a uma crise de arritmia. Segundo relatos, nos últimos tempos, ela vinha sentindo dificuldades físicas, devido ao problema cardíaco congênito que enfrentava. Passou quatro dias no CTI, há duas semanas. Teve uma melhora, mas há uma semana voltou para o hospital e acabou morrendo. O cantor e compositor Zé Rodrigues morreu em maio de 2009.

A filha do casal, Marya Bravo, publicou uma charge em que a mãe fura uma nuvem no céu e lá encontra John Lennon, ambos com seus óculos que marcaram suas vidas. Lennon diz: “Até que enfim você chegou. Estou precisando de alguém que consiga segurar uma nota alta”.



3 comentários:

  1. Que linda historia de vida. Uma merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável meu caro,mas vc é forte vai segurar mais essa, que só Deus nosso senhor Jesus Cristo para confortar aos familiares e amigos.

    ResponderExcluir