sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Dia de viajar com o livro no tempo e no espaço


No Dia Nacional do Livro, o que dizer do livro se ele é tudo? Quase nada seríamos ou muito pouco teríamos evoluído se o homem não tivesse começado a deixar registros em rolos de papiro lá pelos idos de 2500 a.C. Depois veio o pergaminho costurado ou no códice, no período do século I ao V da era Cristã. O livro, então, ganhou um formato mais próximo do que conhecemos hoje: folhas coladas ou costuradas em cadernos, com capas mais resistentes.

Em meados do ano de 1455, o alemão Johannes Gutemberg causou a mudança revolucionária para a história da escrita. Criou uma técnica de prensa com uma impressora, que reproduzia letras e símbolos com relevos esculpidos em metal. O novo espalhou-se rapidamente pela Europa e vários recantos do mundo. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia.

No Brasil, o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antonio Gonzaga, em 1810. A imprensa chegou ao nosso país, mas as máquinas eram utilizadas para imprimir jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Os autores, então, optavam por imprimir suas obras na Europa.

Com os livros, surgiram belas e monumentais bibliotecas pelo mundo afora. A mais famosa teria sido a de Alexandria pelo fato de ter tido arquivado até 700 mil volumes e por ter sido atingida por três grande incêndios. No Brasil, temos a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura, um encanto.

Com o boom da tecnologia, surgem os livros digitais, com todo o conforto e praticidade de se carregar uma biblioteca em viagens, passeios, locais de trabalho e de descanso. Muitos ainda preferem preservar o livro impresso com todo o charme e os prazeres que eles propiciam pelo visual, pelo tato e pelo olfato.

A verdade é que o livro é tudo nessa nossa existência. A leitura estimula a saúde mental, exercita a memória e a imaginação. Por meio do livro, expandimos nossos conhecimentos e o senso crítico, viajamos por lugares e culturas as mais diversas. Ler é um prazer que nos remete à vida, nos faz pulsar, sentir que existimos e que somos, apesar de tantos pesares, superiores no reino animal. O livro tem poder sobre os seres humanos.

Então, saudemos os livros, as bibliotecas, a cultura, as artes. O livro é o caminho mais seguro para alcançar-se a felicidade.


Livros livres, homens livres

Paulo Vogt

 

Eu leio

Releio

Aprendo e conheço

Faço uma viagem pelo mundo,

Respiro fundo

E sou mais feliz !

Um outro mundo é possível, através dos livros.

Há um outro mundo a sua espera.

Conhecimento, Cultura e Felicidade

Lhe esperam a partir da primeira página!

Poetas, Professores, Estudantes ou simples Trabalhadores

Todos beneficiados com este

Mundo mágico dos Livros!

Ah meu livro!

quando te abro,

não quero te fechar!

Ah meu livro!

quando te acho,

não quero te deixar!

Ah meu livro!

quando te leio me encontro,

me completo,

não quero descansar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário